Cuidados que você deve ter com a pele enquanto precisa usar máscara para o rosto

O uso de máscaras de proteção se tornou obrigatório em várias cidades e é imprescindível para evitar a transmissão da covid-19. Mas, após passar horas com ela, sua pele pode ficar irritada e com acne você se não seguir estes cuidados
Depositphotos

Se você pretende colocar o pé para fora de casa, mesmo que seja para ir até a portaria pegar uma encomenda, ela é essencial. Para passear com o cachorro, também. Para ir comprar comida ou remédios, idem. Que dirá para quem trabalha, por exemplo, no comércio essencial – farmácias, supermercados… Não à toa, os médicos afirmam que as máscaras de proteção vão fazer parte do nosso outfit por um bom tempo.

Mas como cuidar da pele que fica escondida pela máscara? Quem tem pele ressecada talvez já esteja sofrendo com irritação. “O uso prolongado da máscara pode ativer lesões latentes ou até fazer com que novas lesões venham à tona. Peles sensíveis são mais reativas a fatores externos e por isso acabam apresentando um quadro mais exacerbado”, diz a dermatologista Carolina Gramigna, da clínica Adriana Cairo, em São Paulo.

A seguir, elencamos os 4 maiores problemas de pele que surgem ou pioram com o uso contínuo da máscara. E indicamos cuidados essenciais para amenizá-los – afinal, deixar de utilizar o acessório de proteção definitivamente não é uma opção!

1) Maior sensibilidade e irritações

Você tira a máscara e percebe o rosto avermelhado e até um pouco inchado ao redor do elástico? Para começar, é preciso ter em mente que, com o uso recorrente, a pele tende a ficar mais vulnerável a irritações por contato e até inflamada. “São consequências sentidas especialmente pelos profissionais da saúde ou aqueles trabalhadores que necessitam permanecer com a  máscara por longos períodos durante o dia”, afirma Carolina.

A oclusão evita a transpiração natural do rosto. Ou seja, você sua, mas a transpiração não evapora para o ambiente. Fica ali, presa entre a máscara e a face – não à toa, muita gente se queixa de ardor na face após correr de máscara. Ocorre uma alteração do pH local, o que pode causar a irritação. “Além disso, a compressão pela vedação com as tiras de elástico que traumatizam a pele é um causador de edemas”, explica a médica.

Veja também: Como parar de tocar seu rosto, principal forma de contaminação do coronavírus

2) Acne

Talvez você tenha notando algumas espinhas novas no queixo e na lateral do rosto, bem na área demarcada pela máscara. Além da diminuição da transpiração natural que já explicamos, existe outro fator envolvido nesse quadro. “O surgimento de acne ou a piora de uma condição já existente pode ocorrer em função da retenção do sebo, que normalmente é expelido microscopicamente pelas glândulas sebáceas na superfície cutânea”, complementa o dermatologista Cristiano Kakihara, de São Paulo. Como a máscara dificulta esse processo, o sebo fica acumulado, favorecendo a proliferação de bactérias. Aí até quem andava livre da acne pode receber uma mensagem de “oi, sumida” dela.

3) Rosácea

O uso prolongado da máscara piora quadros de dermatoses pré-existentes como a dermatite seborreica e a rosácea, doença inflamatória crônica da pele. “O abafamento gerado pelo acessório aumenta a temperatura cutânea, o que agrava a rosácea,”, fala Cristiano.

 4) Suor excessivo

Você já entendeu que a máscara favorece o suor. Por isso, pessoas com hiperidrose facial (suor excessivo na face) devem ficar ainda mais atentas às recomendações de uso: é indicado trocar a máscara sempre que ela estiver úmida ou a cada duas horas de uso.

Veja também: Spa em casa: como transformar seu banheiro em um verdadeiro espaço de bem-estar

Como cuidar da pele com máscara

A melhor forma de você proteger sua pele e evitar possíveis complicações dermatológicas é, antes de colocá-la, lavar bem o rosto com o sabonete adequado para seu tipo de pele, aplicar um hidratante calmante e, por fim, protetor solar sem cor. O protetor solar com cor e a base devem ficar restritos às áreas que não estão protegidas pela máscara para preservar a vida útil dela por um maior período de tempo.

Mas precisa aplicar protetor solar sob a máscara?

O protetor permanece sendo fundamental, porque você continua exposta à radiação solar, que é fator de risco para câncer de pele. “E ele também vai evitar uma ‘marquinha’ de máscara na face, além de ajudar no controle de quem tem melasma”, fala Carolina.

No make-up

A maquiagem deve ser evitada especialmente na área da pele que estará coberta pela máscara. “Ela dificulta ainda mais a transpiração facial, além de diminuir a vida útil do acessório, que fica úmido mais rapidamente”, diz Carolina, lembrando que é importantíssimo trocar o acessório de 2 em 2 horas e sempre que estiver molhado.

Veja também: Testamos: as 13 melhores máscaras para hidratar e recuperar o cabelo em casa

Desmascarada

De volta em casa, é hora de tirar a máscara (pelo elástico). Lave as mãos e, então, a máscara, com água e sabão. Deixe secar e passe com ferro quente. Na hora de tirar o make, faça com cuidado. “Neste momento, pode haver transmissão do vírus para os olhos, nariz e boca”, avisa Cristiano. Anote o ritual correto: lave o rosto com sabonete indicado para seu tipo de pele. Se restarem resíduos de make nos olhos, use algodão com água micelar. E vale aplicar tônico para ter certeza da limpeza caprichada da face.

“Depois, aplique um hidratante calmante, não esquecendo de hidratar bem os lábios que nesse período estão bem esquecidos!”, finaliza a médica. Procure ativos como alantoína, aloe vera ou calêndula. Para combater o inchaço, use água fria para lavar o rosto, borrife água termal geladinha e, na hora de dormir, fique de barriga para cima e coloque um travesseiro a mais. Ah! Mexer o corpo ajuda na drenagem dos líquidos. Por isso, foco no treino em casa!

Reportagem Karina Hollo

Veja também: Sempre quis dançar? Siga estes perfis que estão fazendo lives de treinos no Instagram

veja também