fbpx

Os benefícios do abacate, do amendoim e da banana pro seu corpo

Além de serem ótimos aliados para a perda de peso, esses alimentos também dão um boost no seu organismo
banana
Depositphotos

Facilmente encontrados em qualquer supermercado, o abacate, o amendoim e a banana são alimentos riquíssimos em diversos nutrientes e ajudam na dieta. Mais que isso: eles podem entrar no seu café da manhã para que você consuma mais proteína, no pré-treino para te dar mais energia ou até no lanche da tarde para te ajudar a comer menos docinho. Descubra abaixo outros benefícios que eles te oferecem.

Abacate

Ele é um dos queridinhos de quem busca mais saúde no prato. E consumido à noite pode dar aquele plus na construção dos músculos, sabia? Isso porque a fruta potencializa a ação do hormônio do crescimento, o GH, que tem seu pico de produção na madrugada.

Dê play neste hábito: coma 2 colheres (sopa) de abacate na ceia para favorecer o crescimento da massa magra e ainda ajudar o organismo a usar a gordura estocada como combustível. Mas só faz sentido se for sem açúcar ou adoçante – dica: use um pouquinho de cacau em pó!

Amendoim

Quem disse que comer saudável é sempre caro? Existem muitos alimentos na categoria “bom e barato” do supermercado que bastam para uma alimentação balanceada. “O amendoim tem perfil nutricional parecidíssimo com o das nuts”, conta a nutricionista Paula Rezende, do Rio de Janeiro.

Uma porção de 100 g do grão torrado oferece 26 g de proteína – praticamente o mesmo valor de um filé pequeno de frango. A lista de nutrientes não acaba aí: o amendoim contém vitamina E e vitaminas do complexo B, cobre, manganês, fósforo, magnésio, zinco, ferro e potássio. Para um lanche que promove saciedade, consuma consuma 1 colher (sopa) de pasta (sem açúcar) ou 1/2 xíc. (chá) de grãos.

Banana

Dizem que ela engorda… Mas é intriga da oposição! “Muito pelo contrário, a banana é uma grande parceira da boa forma. É rica em fibras, que ajudam no funcionamento do intestino e dão saciedade de verdade — quem nunca deixou de comer uma bobeira porque matou a fome com uma banana?”, diz a nutricionista Isabela Carmona, da Clínica NutriCilla, em São Paulo.

Isso sem contar a lista de nutrientes e minerais que fornece: triptofano (estimula o bem-estar), magnésio, ferro, manganês, cobre, potássio, que previne cãibras. “Por causa do potássio e da boa quantidade de carboidrato que a banana tem, gosto de indicá-la para o pré-treino. Com pasta de amendoim, por exemplo, fica deliciosa e dá um up na energia!” A fruta só deve ser evitada por diabéticos, porque tem carga glicêmica alta.

veja também

Fechar Menu