Como cortar franja, retocar raiz, remover unha em gel e extensão de cílios em casa

Franja que precisa daquela aparadinha, coloração que grita por retoque, remoção de unha de gel... Como dar um jeito em problemas de beleza que pedem salão, mas que você, em tempos de isolamento, tem que resolver em casa?
Depositphotos

Se não bastasse a ansiedade e a apreensão de ter que lidar com o cenário de pandemia, alguns probleminhas podem deixar você ainda mais chateada por não poder sair de casa. Corte da franja é um deles. Tirar unhas de gel e extensão de cílios entram na lista de dramas de beleza. Isso sem falar nos fios de cabelo branco que, a essa altura, já têm pelo menos um centímetro.

Para saber o que fazer, fomos atrás de experts. Eles indicam como resolver a situação em casa, sem correr o risco de ter que conviver com o estrago pelos dias que ainda temos pela frente em isolamento social.

Retoque da raiz

Você está em home office, mas continua tendo reuniões e está enlouquecendo com os fios brancos bem na frente do rosto? Toda vez que se olha no espelho, vê aquele arco prateado ao redor da face? Calma. A saída é assumir sua cor de fundo, pelo menos até a quarentena acabar. “O mais recomendado é tingir com a sua cor de base. Como saber? Dentro do seu tom natural, seja ele castanho claro, loiro escuro seja loiro claro, procure a versão indicada na caixinha como ‘.0’ ou ‘natural’”, ensina o hair stylist Ronan Gedeoni, do salão 1838, em São Paulo.

Então, prepare a tinta seguindo exatamente as instruções da caixa – ultrapassar o tempo sugerido vai irritar mais o couro cabeludo e danificar os fios, já enxaguar antes da hora pode fazer com que você não alcance o tom desejado. E aplique só nesse arco da frente. “Não tente um tom mais claro ou mais escuro, não é hora de mudar!”, alerta Ronan. A ideia é cobrir o branco e mais nada. “Se você usa risca de lado e tem branquinhos ali também, pinte onde faz a divisão.”

Veja também: Top personal trainer lança programa online de treino funcional para fazer em casa

Dicas extras: proteja a testa com vaselina para evitar manchas e use luvas durante o procedimento. “Enxágue durante o banho com água  abundante e lave com xampu e condicionador. Na sequência, já hidrate com máscara”, sugere o beauty artist Evandro Ângelo, do salão CKamura, em São Paulo.

Isso vale, inclusive, se você tiver luzes – efeito que não dá para replicar em casa. “Os processos de descoloração e de coloração com amônia danificam a proteína capilar e deixam o couro cabeludo mais sensível”, alerta Kédima Nassif, dermatologista e tricologista de Belo Horizonte, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.

Veja também: Por que as influencers estão dizendo que você deve passar 60 segundos lavando o rosto

Pode haver perda de massa capilar, uma vez que o pigmento está impregnado na proteína do fio e o processo de retirada é agressivo. Não foi suficiente para você desistir da ideia? O procedimento ainda causa um stress oxidativo e inflamação no couro cabeludo, prejudicando o bulbo capilar. E, então, você vai acabar tendo que lidar sozinha com queda de cabelo.

Com relação à tintura, a dermato lembra da importância de fazer o teste de sensibilidade (aplique uma pequena quantidade na parte interna do antebraço e aguarde por 48 horas). No caso de tonalizantes, a fixação da cor se dá melhor em cabelo limpo. Se for tingir, ficar pelo menos 24 horas sem lavar os fios faz com que a oleosidade natural do cabelo proteja o couro cabeludo.

Corte da franja

Você deve ter visto muita gente que, na falta do que fazer, andou passando a tesoura no cabelo e criando uma franja. Alto lá: se você já tem uma, vamos ensiná-la a dar aquele corte para não ficar longa demais. Mas, de novo, não é a melhor  hora de inventar!

Cortar uma nova franja pode ser um caminho infalível para se arrepender. Restrinja-se a aparar as já existentes. Use os arcos das sobrancelhas como um guia (para determinar as bordas mais externas da franja). “Coloque o cabelo em um pente, sem tensão”, explica ele. “O acessório vai servir de régua para uma linha reta. Depois, corte acima dele com a tesoura.” Seja paciente e mantenha os cortes mínimos. Caso contrário, você pode acabar cortando a franja bem mais curta do que o previsto. “Tire meio dedinho por vez. Ou, quando você soltá-la, ela vai subir demais”, ensina Ronan.

Achou complicado? Faça uma chamada de vídeo com o seu cabeleireiro. Assim não tem o perigo de errar… “Eu tenho ajudado minhas clientes a cortar pelo WhatsApp”, conta Evandro.

Extensão de cílios

Não é porque os salões de beleza estão fechados em todo o país que você deve começar a arrancar os cílios falsos que ainda estão presos. “Removê-los você mesma, puxando, pode arrancar seus cílios reais, já que as extensões são presas fio por fio. E eles podem nunca voltar a crescer!”, alerta Luzia Costa, fundadora da Sóbrancelhas. Para acelerar o processo de retirada com segurança, remova sua maquiagem todas as noites com um demaquilante à base de óleo. Tome banhos quentes e com vapor (o que vai ressecando a cola das extensões). Assim, os cílios falsos vão caindo por conta própria!

Veja também: Os rollers faciais funcionam mesmo?

Unhas em gel

E com as unhas em gel, como lidar? Verdade que elas não descascam – mesmo que você lave toda a louça do mundo. Mas o que fazer com o crescimento das unhas? “Se elas forem acrílicas ou de porcelana, vá lixando de dois em dois dias e corte com alicate (cortador masculino, não pode ser tesoura). Depois, vá lixando com a lixa banana aos pouquinhos. Dessa forma, ela vai saindo”, ensina a manicure Val Pacheco, do TP Beauty Lounge, no Rio de Janeiro.

Outra alternativa é colocar os dedos em um potinho com acetona durante meia hora. Então, o acrílico vai amolecer e você consegue removê-lo em casa. “Mas esse processo deve ser feito com paciência e cuidado, para não danificar suas unhas naturais”, alerta Val.

Veja também: 7 passos do skincare coreano que vale a pena seguir – e outros 3 que não!

Reportagem Karina Hollo

veja também