3 dicas para dormir melhor já esta noite

Além de te deixar bocejando sem parar, um sono ruim prejudica o rendimento no treino e dispara hormônios que aumentam a fome. Nada que estas atitudes não possam reverter...
Filhote de gato laranja fofo dormindo de barriga pra cima
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Descobrir uma série viciante na Netflix ou ter um date são motivos mais do que justificáveis para dormir mal de vez em quando. Agora, se brigar com o sono faz parte da sua rotina, você pode ter consequências muito além do cansaço e das olheiras. Passar boa parte da noite  rolando o feed do Instagram (quem nunca?), dificulta o ganho de massa e atrapalha os planos de quem quer emagrecer – ó céus, todo trabalho do treino jogado fora!

É durante a noite que você ganha músculos e o corpo transforma gordura em energia com mais eficiência.

Dormir mal também causa aqueles brancos durante a reunião de trabalho, já que prejudica a memória e a atenção. “E tudo isso tem menos a ver com quanto tempo você dorme do que com a qualidade dos seu sono”, aponta o neurologista Fabio Porto, do Hospital das Clínicas de São Paulo.

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Quer acordar de manhã bem plena? Então adote hábitos que tornam o sono mais reparador. O médico destaca algumas estratégias que vão ajudar você a dar play logo na contagem de carneirinhos. Use a cama apenas para dormir – ok, para sexo também está liberado. “Procure não assistir à TV ou ficar muito no celular ou computador no quarto. Assim, o cérebro percebe que aquele é um lugar específico para determinadas atividades apenas”, diz Fabio. 

Ainda está difícil pegar no sono? Tente acordar e dormir todo dia no mesmo horário. Depois de uma semana, você já vai estar mais adaptada, pode apostar. E, se após 20 ou 30 minutos deitada, ainda estiver de olhos abertos, vá ler um livro no sofá da sala ou beber um copo de água na cozinha. Só volte para a cama quando o sono te pegar de jeito. Aí sim, boa noite e bons sonhos!

Reportagem Mariana Amorim

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