fbpx

Por que as influencers estão dizendo que você deve passar 60 segundos lavando o rosto

A internet está obcecada com a #60secondsrule! Mas será que passar 1 minuto lavando o rosto faz mesmo diferença na pele?
Depositphotos

Se você acredita que, para ter uma pele bem cuidada, é preciso seguir uma rotina de beleza mais extensa do que crédito de filme, esquece! Simplificar é a nova palavra de ordem – e a gente adora, porque economiza preciosos minutos. Há quem ande dizendo, inclusive, que o grande segredo para um rosto radiante é um ritual que leva apenas 60 segundos.

A hashtag #60SecondRule (regra dos 60 segundos, em português) viralizou no Twitter e no Instagram após a esteticista americana Nayamka Roberts-Smith, da LABeautyologist, divulgar um vídeo demonstrando seu ritual de limpeza do rosto e atribuindo aos 60 segundos o segredo para uma pele mais suave e bonita. Foi sucesso imediato: a promessa é maravilhosa sem a necessidade de gastar com novos produtos ou buscar ativos de nomes complicados.

Não demorou para que fotos de antes de depois (com aquele glow tão desejado) de pessoas que aderiram a essa nova rotina de limpeza invadissem o feed das americanas. Pouco a pouco, a regra chegou aqui. A ideia é bem fácil de seguir: basta gastar 1 minuto inteiro para lavar o rosto. Nada daquele serviço preguiçoso de 15 segundos que a maioria de nós costuma fazer (sim, essa é a média de tempo que usamos para higienizar a pele). Mas será que existe de fato uma diferença significativa na limpeza prolongada?

Veja também: 5 descobertas de beleza que mudaram a rotina destas mulheres

Lavar o rosto durante 1 minuto faz sentido? 

TOTAL! Só com uma higienização caprichada você consegue remover resquícios de maquiagem e poluição e o excesso de oleosidade. É o que garante a dermatologista Natasha Crepaldi, de Cuiabá (MT). “Apesar da falta de comprovação científica sobre o tempo exato, o ideal é fazer uma lavagem com calma, para que os ativos do sabonete exerçam sua função na pele”, opina.

Como funciona a limpeza de 60 segundos

Com um sabonete facial, faça movimentos circulares lavando todo o rosto. Não se esqueça de regiões que a gente costuma negligenciar quando está com pressa: embaixo do nariz, no contorno do couro cabeludo, o contorno do maxilar… Encare esse ritual como 1 minutinho pra você, de autocuidado mesmo: é uma oportunidade de se concentrar no seu rosto e ir descobrindo seus pontos fortes – se é que você ainda não os conhece. Para uma limpeza completa, a dermatologista recomenda ir além do sabonete. Ela indica outros produtos que devem entrar na rotina de beauté. 

Veja também: As soluções para os problemas de pele mais comuns

Passo a passo de uma higienização completa do rosto:

  • Lave toda a face com sabonete próprio para o rosto (durante aproximadamente 60 segundos)
  • Se você utiliza maquiagem ou filtro solar com cor, complemente a limpeza com água micelar ou demaquilante 
  • Em seguida, aplique loção tônica, que devolve o pH da pele, alterado pelos produtos adstringentes
Com reportagem de Giulia Granchi

veja também

Fechar Menu