fbpx

Como lavar as mãos direito e evitar o coronavírus

Veja passo a passo como higienizar as mãos corretamente para evitar doenças
Depositphotos

Álcool gel 70% é ótimo para ter na bolsa e higienizar as mãos. Mas, se ele anda em falta por aí na sua cidade, não fique em pânico. Água e sabão são a principal forma de afastar o risco de contrair coronavírus. Não é à toa que uma das principais recomendações para manter a covid-19 longe é lavar bem e frequentemente as mãos. Quando o vírus entra em contato com o sabão, a cápsula de gordura que o envolve se desfaz, e ele morre.

Mas não adianta fazer a higiene de qualquer jeito: para ser efetiva, a lavagem precisa durar pelo menos 20 segundos e requer um esforço consciente. A infectologista Umbeliana Barbosa, médica assistente do Ambulatório do Instituto Emílio Ribas, aponta os passos d que não podemos nos esquecer:

1) Friccione o sabão na palma e no dorso das mãos

 

2) Estenda até os punhos

3) Limpe entre os dedos

4) Não se esqueça dos polegares

5) Limpe debaixo das unhas: friccione os dedos juntinhos na palma da outra mão

 

Se a torneira não fecha automaticamente, use o cotovelo ou um papel para fechá-la. “Então seque as mãos com papel toalha descartável em vez de toalha”, orienta a médica. De nada adianta seguir o passo a passo certinho, cantar parabéns e tudo mais se, na hora de sair do banheiro, você tocar a maçaneta. Abra a porta com outra folha de papel ou com o cotovelo.

veja também

Fechar Menu