O que você precisa saber antes de andar de bicicleta pela cidade

Siga estas dicas e garanta segurança e praticidade na hora de usar a bike como meio de transporte
Mulher com capacete bebendo água enquanto anda de bike pela cidade
hjalmeida (Helder Almeida)

Parabéns! Você decidiu tirar sua bicicleta da garagem (ou comprar uma nova) e pedalar pela cidade. Assim, além de ajudar o trânsito da cidade, você também economiza tempo e exercita o corpo. Só que é preciso tomar alguns cuidados para que o trajeto seja seguro e confortável.

1. Invista em alguns acessórios

Na rua, não dá para abrir mão dos itens de segurança. “Use capacete, luva, buzina e luzes dianteira e traseira”, recomenda Daniela Zammataro, ciclista e sócia da loja Bike Tech Jardins, em São Paulo. A gente sabe que o “casco” geralmente amassa o cabelo e não é muito confortável, mas ele pode salvar sua vida num acidente de trânsito. Dica: o Aspire Feminino, da Specialized, R$ 550, otimiza a ventilação e tem espaço para passar o rabo de cavalo. À noite, também vale vestir um colete refletivo e o fone de ouvido deve sempre guardado na mochila para não te distrair, ok?

Veja também: Produtos de beleza para quem treina ao ar livre

2. Respeite as regras do trânsito

Não é porque você não tem uma placa, que pode fazer o que bem entender nas ruas. Ou seja, vá no sentido dos carros (nunca na contra-mão!), respeite os pedestres e não pedale na calçada.

“Evite ficar muito rente à guia, onde é mais fácil ser fechada por um veículo”, indica Daniela.

E, na hora de sinalizar seus movimentos, use os braços para mostrar que vai entrar numa rua. Também vale mostrar para os outros ciclistas que você vai parar – para isso, erga a mão aberta ao lado da cabeça.

3. Tenha um bom cadeado para a bike

Sempre tente parar sua bike em um estacionamento ou em um lugar fechado para evitar roubos. Caso não seja possível, procure um local bem movimentado e use uma tranca bem resistente. Não vale economizar dinheiro com isso.

Anote, aí: as u-locks (metal em formato de U) são mais caras e menos flexíveis, só que dão conta do recado. Uma das melhores marcas é a Kryptonite.

Já as correntes com bandas quadradas (os “anéis”) são mais difíceis de quebrar com alicate. Sim, as arredondadas não funcionam! Por último, os cabos finos demais (aqueles que enrolam) podem ser facilmente cortados em pouco segundo. Só os use para prender o selim e as rodas ao quadro da magrela.

Veja também: Testamos uma nova aula de spinning com telão de cinema

4. Acerte sua postura

Para começar, o selim deve ficar em uma altura em que você não fique com as pernas dobradas nem esticadas. Como o correto é pedalar com a base dos dedos, o melhor jeito de acertar a posição é apoiando o calcanhar sobre o pedal e ajustando o banco para que seu joelho fique totalmente estendido. Aí, na hora de pedalar, ele vai curvar um pouquinho. Por último, mantenha o tronco ereto e os braços semiflexionados.

5. Escolha as peças de roupa com cuidado

Não é tão simples assim: a calça jeans pode enroscar na pedivela (círculo por onde passa a corrente) e o vestido corre risco de prender na roda de trás. Por isso, seja prática: legging, tênis e colete de frio são as melhores peças para pedalar pela cidade.

Veja também: Marcas fitness que promovem a moda sustentável

veja também