Skate para iniciante: qual modelo comprar

Quer se aventurar no esporte, mas não sabe por onde começar? Confira dicas de um especialista no assunto! 
Unsplash

Que este esporte não saiu da boca dos brasileiros durante as Olimpíadas, a gente nem precisa falar. Muito do sucesso do skate nos Jogos de Tóquio se deu graças à nossa fadinha Rayssa Leal: além de conquistar a medalha de prata na categoria Street, a pequena de apenas 13 anos bombou que nem gente grande — ela foi a atleta mais citada de todo o campeonato no Twitter (ficou na frente até da Simone Biles)! 

Passado o evento, é natural que muita gente se interesse pela prática e fique com vontade de experimentar. Por isso, o treinador Bruno Filgueiras, coordenador do Rajas Skate Park, ajuda quem está pensando em adquirir seu primeiro equipamento: 

Como comprar um skate? 

De acordo com o profissional, a primeira dica é encontrar a sua modalidade preferida. Isso porque existem várias, e elas vão muito além das presentes na Olimpíada. Além disso, vale pensar nos motivos pelos quais você quer o equipamento. “Uma pessoa pode desejar um skate para facilitar o deslocamento até o trabalho, para aprender a fazer manobras ou para treinar no parque no fim de semana”, diz o especialista. 

Então, conheça as categorias mais famosas e escolha a sua preferida: 

Street

O Street é um método que utiliza muitas manobras e saltos. Ele aproveita os elementos urbanos para incrementar e dificultar os movimentos — descer escadas, pular de muretas, subir em corrimãos… 

Park/Bowl

Já o Skate Park, que vimos nos Jogos, tem como inspiração os tradicionais “bowls”. “Quando o esporte começou a se popularizar na Califórnia, o estado norte-americano estava passando por uma crise hídrica, o que obrigou as pessoas a esvaziarem as piscinas de suas casas. Os skatistas, então, aproveitaram a oportunidade para praticar nesses ambientes”, explica Bruno. Na modalidade, as rampas costumam ser um pouco maiores e mais íngremes.  

Downhill/Speed

Esse é para quem gosta de uma aventura. Ele envolve descer estradas de montanha fechadas e em máxima velocidade.

Freestyle

É um dos estilos mais clássicos, criado por surfistas que não estavam conseguindo pegar ondas em 1950. Ele inclui músicas, coreografias e movimentos herdados da ginástica. “As manobras são realizadas no chão e as posições não são tão convencionais como as que vimos nas Olimpíadas”, diz o treinador. 

Qual o melhor skate para cada modalidade? 

Se você é fã das manobras e está pensando em ir para o lado do Street, o modelo “tradicional” é o ideal. Ele tem um shape (prancha) mais fino e rodas menores e mais firmes, que aguentam o impacto dos saltos. 

Já os rolamentos (parte interna das rodas) podem ser de ABEC entre 5 e 7. ABECs são números (de 1 a 9) que indicam a velocidade que um skate consegue atingir (quanto maior o algoritmo, mais rápido é o objeto). Portanto, o ideal é começar com os intermediários, já que os mais elevados podem render bons tombos. Lembre-se, também, que os amortecedores devem ser macios o suficiente para absorver o impacto das manobras. 

Agora se o seu objetivo é velocidade — e descer ladeiras —, o longboard é o ideal. Suas rodas costumam ser maiores e mais macias, os amortecedores são reforçados com molas e o shape é bem comprido, o que garante mais estabilidade. O skate tipo cruiser também vale para o objetivo — ele é bem parecido com o long, com a diferença de ser um pouco menor. 

Bruno também ressalta a importância de levar em conta a sua altura na hora de comprar um skate. “O shape precisa estar de acordo com o tamanho do seu pé e com o seu peso. Se você é mais alto e mais pesado, o shape tem que ser maior”, diz. 

Acessórios para andar de skate

O tênis também é algo essencial para a prática. “Enquanto os outros calçados são feitos com solas bem macias [como os de corrida], os tênis para skate são bem mais firmes, até na região do cabedal. O objetivo é evitar o desgaste rápido”, explica. 

O profissional também reforça a importância dos equipamentos de segurança: capacete, joelheiras e cotoveleiras devem ser usados sempre, principalmente por iniciantes. 

Opções de skate para comprar

1 – Team Galaxy, Oxelo

Desenvolvido para os praticantes que querem executar manobras “diferentonas”, é 100% ácer canadense, ideal para street e rampas.

2 – Longboard Fish, Oxelo

É um modelo de Longboard com o shape em formato de prancha. Não é dos maiores, mas tem 78cm de comprimento. Desenvolvido para passeios e deslocamento urbano, o ele é ideal para quem deseja evoluir no universo de forma prática e segura, graças à ótima estabilidade aliada aos rolamentos ABEC 7 e às rodas macias (78A).

3 – Cruiser Yamba, Oxelo

De visual divertido, é indicado para passeios na cidade ou se você está querendo uma opção para ir ao trabalho, por exemplo. 

 

Reportagem Amanda Panteri

veja também