Café ajuda a reduzir risco de rosácea, afirma pesquisa

Bebida também estaria ligada a uma melhora no aspecto da vermelhidão da pele de quem já tem a doença
Unsplash

Você é do tipo que só existe depois de uma xícara de café? Então tem mais um bom motivo pra tomar sua dose de espresso. Além de despertar e melhorar o humor, a bebida reduz o risco de desenvolver rosácea, doença crônica que causa vermelhidão na pele e lesões inflamadas em regiões como nariz, bochechas, testa e queixo.

Veja também: Os problemas de pele mais comuns – e como se livrar de cada um deles

Pesquisadores da Universidade Brown, nos Estados Unidos, perceberam esse efeito ao revisar estudos feitos com mais de 80 mil mulheres. O levantamento descobriu que a cafeína, substância vasodilatadora, age como uma protetor da pele. Isso quando a ingestão é feita diretamente do café – a cafeína também está presente em chás, alguns refrigerantes, energéticos e no chocolate, que não possuem efeito equivalente, segundo o estudo.

Veja também: Receita de mingau de aveia para dormir melhor

As mulheres que tomaram 4 ou mais xícaras de café por dia tiveram um risco 23% menor de desenvolver rosácea do que aquelas que bebiam menos de um café por mês. E a hipótese é de que a cafeína ajude na redução da inflamação também de quem já sofre com a doença.

Mood do dia: vou lá arrasar… mas, antes, um café!

Reportagem Mariana Amorim

veja também