3 formas de usar o chá de camomila para aliviar sinusite, stress e até irritações na pele

Só o cheirinho de um bom chá de camomila já deixa o coração quentinho, né? ♥ Mas a erva traz muitos outros benefícios além de espantar o frio...
Depositphotos

Além de seu poder calmante já bem conhecido, a planta também tem propriedades antibacterianas, anti-inflamatórias e estimulantes para a cicatrização. “É uma erva com propriedades fortes, e beber 1 a 2 xícaras de chá por dia já é suficiente para receber todos os benefícios”, explica a nutricionista Thais Conte, de São Paulo.  “Vale apenas lembrar que o chá e o óleo de camomila não devem ser usados durante a gravidez por risco de provocar contração uterina”, aponta Thais.

Entre seus principais benefícios, estão:

  •         Efeito calmante e relaxante
  •         Auxílio no tratamento de problemas no estômago, a controlar a má digestão e a tratar as úlceras no estômago;
  •         Melhora do enjoo;
  •         Alívio de cólicas menstruais;
  •         Ajuda no tratamento de feridas e inflamações

 Abaixo, a profissional ensina 3 receitas poderosas com a planta:

1) Inalação para aliviar sinusite:

Junte 6 colheres de chá de flores de camomila em uma panela com 1,5 L de água fervente. Coloque o rosto sobre a taça e cubra a cabeça com uma toalha grande. Respire o vapor durante 10 minutos, 2 a 3 vezes por dia.

2) Chá para acalmar:

Coloque de 2 a 3 colheres de chá de flores secas de camomila em uma xícara de água fervente. Deixe repousar por 5 minutos, côa e beba.

3) Compressa para irritações na pele:

Adicione 2 colheres de chá de flores secas de camomila em 100 ml de água fervente e deixe repousar por 5 minutos. Coe e faça uma compressa com pano para aplicar na região afetada.

 

 

veja também