Colocar as mãos no carrinho de supermercado, na maçaneta da porta, no botão do elevador… atitudes comuns do nosso dia a dia são a principal forma de transmissão da covid-19. Para se proteger, você não deve tocar superfícies contaminadas (o vírus persiste por até 3 dias em plásticos e metais, por exemplo) e levar os dedos às vias respiratórias.
O problema é que não é tão simples mudar, de uma hora para outra, hábitos que criamos e reforçamos a vida toda. Repara só: a gente toca o rosto o tempo todo! Um estudo publicado pelo periódico Journal of Occupational and Environmental Hygiene acompanhou o dia de 10 funcionários trabalhando sozinhos em uma sala de escritório. Em média, eles tocavam o rosto 15,7 vezes por hora – uma quantidade mais do que suficiente para contrair o vírus.
Veja também: Treino funcional para fazer em casa
Deixar as mãos longe da face requer muito autocontrole e alguns truques podem ajudar:
Faça um esforço consciente para não tocar a boca, nariz e olhos. Vale até contar quantas vezes você encostou em uma hora para criar o hábito de manter as mãos longe.
- Atente-se ao por que você toca seu rosto. Se o rímel faz seus olhos coçarem, o melhor é deixar a make de lado.
- Cole lembretes ao seu redor. Vale um post-it na porta da geladeira, na mesa do escritório… O importante é lembrar de abolir o hábito!
App dedo-duro
Um novo aplicativo online (https://donottouchyourface.com/) também pode ajudar enquanto você trabalha. Primeiro, o programa grava você na webcam sem tocar o rosto. Depois, ele pede que você encoste as mãos (devidamente higienizadas, heim!) em diferentes partes da face por alguns segundos. Depois de concluídas as filmagens, é só deixar a aba aberta. Se rolar um deslize e suas mãos chegarem ao rosto, ele diz “STOP!” em alto e bom som e ainda envia uma notificação pop-up. O bom é que não dá para ignorar, né?