6 dicas para quem vai correr a São Silvestre

O que fazer antes e durante a prova de São Silvestre para completar o percurso de corrida de rua mais famoso do país

Ela é uma das corridas de rua mais populares do Brasil e reúne cerca de 30 mil pessoas. Entre elas, corredores de todos os níveis – de atletas a amadores e até alguns novatos no esporte -, que treinam durante o ano inteiro para completar a São Silvestre, prova icônica da maior cidade do país. Mesmo que você vá mais pela festa (e até tenha separado uma fantasia – leve, por favor, para não passar mal de calor), precisa lembrar que, ainda assim, estamos falando de uma prova de 15 K e com um percurso que costuma exigir bastante preparo físico e mental – vai dizer que você não conhece alguém que subestimou a prova?

Para não colocar meses de treino a perder e subir a Brigadeiro andando, o atleta e preparador físico Sidney Togumi, da assessoria esportiva UPFITRAIL, preparou as dicas finais para você completar bem a São Silvestre. Faça sua check list:

Na véspera da prova…

1. Organize-se

Deixe sua roupa e suplementação separadas e procure ter um dia tranquilo, sem muitas atribulações principalmente no período da tarde e à noite. Bater perna no shopping, fazer turismo ou ir para a badalada podem ficar para outros dias no ano.  Dessa forma você descansa não somente seu corpo, mas também sua mente para o desafio que está por vir.

2. Não mude sua alimentação

Não é hora de testar nada, nem na véspera nem no dia da prova. Siga sua rotina alimentar, como tem feito até então. Não caia no erro de aceitar uma “dica milagrosa” de alguém “mais experiente” ou, se vier de outra cidade, fazer um tour gastronômico por São Paulo na véspera.

Veja também: Melhore seu desempenho esportivo com esse exercício para treinar a mente

 

No dia da corrida…

3. Acorde com uma boa margem de tempo

Desperte com tempo suficiente para realizar seu ritual matutino de forma tranquila, sem atropelos. Chegue à Avenida Paulista com pelo menos uma hora de antecedência para se localizar, se ambientar, encontrar seus amigos, aquecer e resolver qualquer imprevisto que possa aparecer.

4. Beba bastante água

A umidade e as altas temperaturas do verão trazem uma sensação de clima ainda mais quente mesmo nas primeiras horas da manhã, o que pode ser um dos grandes obstáculos da prova. Então, é essencial uma boa hidratação. Beba água e se refresque em todos os postos de hidratação. Estude bem em qual ponto da prova cada um deles estará localizado e calcule o seu tempo de passagem por lá. Ao avistá-los, se posicione da melhor forma possível para pegar seu copo de água sem perder tanto o ritmo, evitando esbarrões com os outros corredores.

5. Siga seu ritmo

Faça a sua prova! Preste muita atenção, principalmente nos primeiros quilômetros, para não entrar no “ritmo da galera” – afinal nos primeiros 5k todos se sentem bem. Na primeira metade da prova, imprima um ritmo que dê condições de ser mantido ou melhorado na segunda. E não esqueça que na última etapa está a temida subida da Avenida Brigadeiro Luiz Antonio – e você terá de ter pernas e fôlego para encará-la.

6. Deixe a respiração fluir

Está aí uma coisa que você não precisa tentar controlar. A frequência respiratória se autorregula de acordo com o ritmo imposto durante a prova. Muitas vezes, ficamos preocupados em inspirar pelo nariz e expirar pela boca, mas o fato é que toda a dinâmica da respiração acontecerá naturalmente pelas duas vias.

veja também