Como acelerar seu metabolismo e fazer seu treino gastar mais calorias

Pequenas alterações na sua sessão de suor ajudam você a queimar mais calorias durante os exercícios e ao longo de todo o dia
Mulher treinando na rua com legging preta e top de ginástica
Unsplash

Pequenos ajustes no seu treino conseguem fazer com que seu metabolismo fique mais acelerado ao longo de todo o dia. Como bônus, você ainda gasta mais calorias quando estiver em repouso, o que ajuda no processo de emagrecimento. Quem ensina o passo a passo para você atingir esse objetivo é a top personal trainer Cau Saad, criadora do programa de treinos online WorCAUt, da Wellness Play, com exercícios que usam apenas o peso do próprio corpo.

 

1. Mude o treino com frequência

Após um tempo fazendo sempre o mesmo treino, seu corpo se acostuma com as exigências dele e deixa de buscar novas adaptações. Isso quer dizer que os resultados dão uma estagnada (#QuemNunca). Para que isso não aconteça, varie os estímulos: aumente o número de repetições, acrescente mais carga, troque os exercícios (um abdominal por uma prancha, por exemplo) ou adicione um nível de dificuldade no movimento – já tentou fazer um agachamento insistindo dois tempos lá embaixo?

Veja também: Estratégias para deixar seu treino mais eficiente

2. Faça descanso ativo

Em vez de ficar no celular durante o intervalo de uma série para a outra, coloque mais movimento no seu treino! “Faça exercícios que aceleram os batimentos do seu coração, como 3O polichinelos ou uma sequência de abdominais”, indica Cau. Isso vai fazer com que seu metabolismo fique mais acelerado do que em um treino com muitas pausas para respirar (e conversar no WhatsApp).

3. Aposte em exercícios bi-sets

Traduzindo: intercale as repetições de dois exercícios que ativam a mesma região, como afundo seguido de agachamento – sem pausa. “Como ambos trabalham pernas, a musculatura será mais exigida, ainda que você não use peso algum”, diz Cau. Siga o mesmo raciocínio para os movimentos focados no abdômen e nos membros superiores.

Veja também: Treino em casa: como ter mais resultado

4. Dê um sprint final

Você treinou direitinho, mas que tal um desafio power antes do banho? Poucos minutos de alta intensidade no fim do treino garantem o famoso efeito EPOC, que é quando o corpo segue consumindo oxigênio mesmo após o exercício. Vale realizar 3 séries de 30 segundos de corda ou de corrida estacionária, por exemplo.

veja também