Treino funcional só com o peso do corpo dá resultado?

Com certeza! Descubra como emagrecer e definir pernas e barriga sem o uso de máquinas e halteres
Unsplash

Praticidade e eficiência são palavras que combinam com você? Então, aposto que já experimentou – e adorou! – um treino só com o peso do próprio corpo. As sessões de flexão, abdominais, burpees e agachamentos vêm conquistando cada vez mais adeptos. Não à toa, elas se tornaram uma das cinco principais tendências fitness para 2019, de acordo com uma lista do American College of Sports Medicine.

O sucesso tem motivo: esse tipo de exercício sem acessórios é completamente funcional e recruta um número maior de músculos. De quebra, você se torna mais bem preparada para os movimentos do dia a dia.

“É claro que uma máquina de academia consegue impor mais peso no exercício do que nosso próprio corpo. Porém já se sabe que, mesmo sem carga externa, é possível contrair a musculatura o suficiente para ganhar força e definição”, afirma o educador físico Bruno Mendes, de Brasília.

Um estudo recente da Universidade de Goiás comprovou que, para chegar no resultado que você deseja, o mais importante é atingir o máximo de esforço durante o treino, independentemente da quantidade de repetições e do uso ou não de máquinas ou de um halter. Dê o seu melhor e as conquistas virão.

Veja também: Assine o programa de treinos online da Wellness Play

Como ganhar músculos fazendo exercícios com o peso do próprio corpo

Para exigir mais da sua musculatura, você precisa aumentar o volume ou a intensidade do treino. “Para isso, dá para eliminar o intervalo de descanso e emendar um exercício no outro”, recomenda Bruno. Experimente fazer uma sequência de agachamentos seguida por 30 segundos em isometria. Sustente a posição como se estivesse sentada numa cadeira) – as suas pernas vão “queimar”, o que ajuda na hipertrofia. “Também é possível dificultar os movimentos. No abdominal tradicional, por exemplo, em vez de colocar as mãos sobre o peitoral, estenda os braços atrás da cabeça.”

Tem mais vantagem. Além de poder ser feito em qualquer lugar (em casa, no parque, numa viagem…), o treinamento funcional com o peso corporal utiliza exercícios que recrutam vários músculos de uma única vez. Enquanto a cadeira extensora só ativa o quadríceps (parte da frente da coxa), um afundo também trabalha posteriores, glúteos e panturrilhas.

Veja também: Treino em casa: dicas para você ter mais resultado

Como emagrecer fazendo exercícios com o peso do próprio corpo

E, ao envolver grandes grupos musculares, você acaba gastando mais calorias. Por isso, um afundo e uma barra fixa podem ser mais eficientes para perda de peso do que os aparelhos da academia. Melhor ainda se você também fizer outras movimentos que jogam a frequência cardíaca lá para cima, como burpee, polichinelo e sprawl.

Não é fã desse tipo de treino? “Uma aula de dança acelera bem o metabolismo ao mesmo tempo que melhora a capacidade cardiorrespiratória”, diz Bruno, criador do método Burn Dance. E você nem precisa reservar horas para suar o top. “Antigamente, achávamos que o corpo só começava a queimar gordura após meia hora de atividade”, diz Bruno. “Hoje, os estudos mostram que 30 minutos intensos – mesmo intercalando períodos mais suaves – promovem um gasto calórico suficiente para a perda de peso.” Então, afaste os móveis de casa e faça da sua sala de estar sua própria academia particular.

Veja também: O que acontece no seu corpo durante um treino HIIT

 

veja também