Quanta água eu devo beber durante o treino?

A desidratação pode causar tontura e prejudicar em até 2O% seu desempenho no treino. Descubra a quantidade de água certa para você repor durante o exercício.
Mulher bebendo água numa garrafa
Unsplash

Parar o treino para beber água não é sinal de fraqueza; mas de inteligência, viu? E a preocupação até deve fazer parte da sua estratégia para deixar seu treino mais eficiente. “Na tentativa de regular a temperatura do corpo, nosso organismo libera calor por meio do suor”, explica a nutricionista ortomolecular Bruna Burti. “Só que, junto com a transpiração, também perdemos água e sais minerais.” Dentre eles, estão o sódio e o potássio, que são fundamentais para a contração muscular.

Além disso, uma leve desidratação pode provocar enjoo e visão escurecida. Por isso, o gole de água precisa acontecer antes mesmo de a sede dar as caras. “Agora, quando essa perda de líquido é grande, as consequências se agravam e você corre o risco de sofrer com problemas mais sérios, como complicações renais e febre alta”, alerta Bruna.

Veja também: O que acontece no seu corpo durante um treino HIIT

Como calcular a quantidade de água que eu devo beber

Você já deve ter reparado que algumas pessoas transpiram mais que as outras, o que faz com que a perda de água varie entre cada uma delas. Para saber quanto você se desidrata durante um treino, cheque o seu peso antes e logo após o exercício. “A diferença representa quantos quilos de água você eliminou com o suor”, explica Bruna.

Pois é: não tem nada a ver com calorias gastas [risos].

Então, se o valor for 8OO gramas, isso quer dizer que lá se foram 8OO ml de água. É essa a quantidade que deve ser reposta durante o treino, de forma fracionada – não adianta beber tudo de uma vez, ok? Dê pequenos goles a cada 10 ou 15 minutos e não se esqueça de também tomar água antes e depois da atividade física. “Quando a desidratação é muito elevada, quem faz exercício chega a ter 20% da  performance comprometida.

Veja também: Chás que combatem o inchaço – sim, hibisco está entre eles!

Reposição necessária

Quando o treino é longo – acima de uma hora – e exaustante, é importante também ingerir carboidrato para não perder a energia. Vale consumir uma bananinha, um carbo em gel ou mesmo um sachê de mel. “Isso só é necessário para pessoas que se exercitam com foco em competição. Caso contrário, uma água com sais minerais já dá conta de repor o que foi perdido”, diz Bruna.

veja também