Marmita fit: 5 dicas para você cozinhar uma vez e comer saudável a semana inteira

Com organização, você consegue cozinhar no fim de semana e comer bem se segunda a sexta sem perder tanto tempo na cozinha - e ainda economiza uma grana!
Depositphotos

Você sempre vê aquela colega de trabalho trazer comida de casa e gostaria de fazer igual? Não é tão difícil assim. O segredo é planejamento e um pouco de criatividade. Preparar sua própria comida faz com que você reduza o número total de calorias consumidas por refeição e ainda permite controlar a quantidade de sal adicionado às receitas, evitando o ganho de peso e ajudando no controle da pressão arterial – só vi vantagens!

Para entrar na turma da marmita fit – com muito orgulho! – siga nosso passo a passo:

1. Faça um calendário

Defina o que você quer comer em cada dia. Cada refeição, em geral, precisa ter uma porção de carboidrato (arroz e massas integrais, inhame, batata-doce, batata-baroa ou mandioquinha) + uma proteína magra (ovo, frango, peixe, carne vermelha, grão de bico) + folhas e legumes.

Veja também: Como o mindful eating pode te ajudar a combater a compulsão alimentar

2. Dê preferência a receitas que utilizam ingredientes em comum

O peito de frango da segunda pode dar lugar a um frango desfiado na salada de quarta-feira. Assim, você evita desperdício e tem uma maior variedade de sabores.

3. Anote todos os itens que vai precisar comprar

Para não errar na quantidade e acabar jogando comida fora, se programe para cozinhar apenas 2 tipos de proteína, 1 de carboidrato e 4 de vegetais. Aí, é só variar as combinações ao longo da semana.

4. Deixe tudo pré-lavado e cortado

Lavar e cortar tudo de uma vez vai economizar seu tempo. Aí, com tudo separado, comece sempre pelo preparo que demora mais – enquanto a beterraba está na panela de pressão, você vai fazendo os refogados.

Veja também: O que ler no rótulo dos alimentos que você compra

5. Organize as porções nas quantidades exatas para cada refeição e congele

Você pode tanto montar o prato completo e congelar a refeição pronta, como preparar pequenas porções individuais de proteína e de cada acompanhamento e ir montando diferentes combinações todo dia. Assim, não vai enjoar de comer a mesma coisa a semana inteira só porque já descongelou a carne.

Reportagem Manuela Biz

 

Quer ver mais ideias como essas? Baixe grátis o Guia de Alimentação Saudável da Wellness Play.

veja também