Ícone dos anos 90, Scheila Carvalho é uma musa fitness nas redes sociais. Youtuber e instagrammer, a dançarina divide com seus seguidores sua rotina de exercícios – e são muitos, viu! Às terças, quintas e sextas, ela faz musculação, com garrafinha de água, luvas, fone de ouvido e um sachê de proteína em mãos. Às segundas e quartas, Crossfit, que acrescentou recentemente na programação fitness por incentivo do marido, Tony Salles, líder da banda Parangolé. Ao ver que ele tinha fôlego e agilidade no palco, Scheila se interessou pelo treino. “As duas modalidades me dão mais resistência cardiorrespiratória e ajudam no fortalecimento muscular, protegendo as articulações, principalmente os joelhos”, diz a dançarina.
O segredo para manter o corpo em ótima forma – mais definido aos 46 anos do que víamos na TV, sinal também de uma mudança de padrão de beleza – é a regularidade. “Eu treino desde os meus 18 anos. Primeiro me apaixonei pelas aulas de aeróbica, que eram coreografadas – fazia três seguidas! Depois, veio a musculação. Durante o É o Tchan!, não conseguia malhar muito. Mas, quando saí do grupo, voltei para os treinos com muito gás, porque não ia ter mais o mesmo gasto calóricos de um show.”
“Gluteos Day”
Quando Scheila anuncia nos stories que o bumbum vai ser a região foco dos exercícios, a gente já sabe: é o dia mais sofrido! Duas vezes por semana, ela trabalha essa área durante aproximadamente 40 minutos. “Minha personal sempre muda os exercícios para dar novos estímulos, mas o agachamento afundo para mim é o melhor e mais dolorido de todos!”, conta.
Veja também: O treino de caneleira da Sabrina Sato para deixar o bumbum durinho
“Alternamos dois tipos de estímulo: o tensional, quando ela executa poucas repetições (6 a 10) com carga elevada e tempo de descanso de 1 minuto a 1 minuto e meio; e metabólico, caracterizado por um número maior de repetições (15 a 18) e intervalos curtos (30 segundos a 1 minuto)”, explica Tati Peres, sua personal trainer há seis anos.
Veja também: Personal trainer Cau Saad lança programa de exercícios para fazer em casa
A estratégia é atingir a falha (as repetições só são interrompidas quando não se consegue executar mais um movimento completo), para que se chegue mais rapidamente ao objetivo: um corpo sequinho e desenhado, com menos volume.
View this post on InstagramPra finalizar a semana de treino by @personaltatiperes
A post shared by Scheila Carvalho (@scheilacarvalhooficial) on
Para recrutar mais os músculos, o treino prioriza movimentos unilaterais. “Glúteos e adutores têm que trabalhar o dobro para ajudar na estabilização e na consequente produção de força para você conseguir realizar o agachamento”, explica Tati, que, além da intensidade do treino, aponta a amplitude do movimento como fator fundamental para tonificar o s glúteos.
Os melhores exercícios de Scheila Carvalho para o bumbum:
- Afundo pé alto com step no smith
- Leg press 45 unilateral
- Leg press unilateral
- Agachamento unilateral
- Elevação pélvica
- Cadeira abdutora
O benefício da dança
O esforço na malhação ajuda a prevenir lesões e a garantir a energia nos eventos de que Scheila Carvalho participa, como o em que conversou com a gente, uma aula de dança organizada pela marca de beleza Foreo. Durante uma hora, ela relembrou as coreografias que levaram o É o Tchan! ao status de fenômeno dos anos 90, ao lado de sua ex-companheira de grupo Sheila Mello. As duas não perderam a simpatia, o rebolado nem o fôlego.
Mas será que, após tantos anos tendo a dança como profissão, ela continua sentindo prazer na atividade? “Quando amamos o que fazemos, tudo se torna prazeroso. A dança ajuda a manter minha boa forma e me traz bem-estar! Me sinto muito bem, viva e ativa!”, diz. “Dance sempre! Ainda mais quando você estiver triste. Bota uma música e vai para a frente do espelho. Dance do seu jeito, liberte-se! Faz tão bem pra alma. A música tem essa magia de transformar a gente.”
Cuidados librianos com a pele
Não é só do corpo que Scheila cuida com afinco. A pele também recebe atenção especial. Pela manhã, ela lava o rosto com Luna, aparelho do Foreo, e sabonete de glicerina manipulado, aplica água termal, sérum antienvelhecimento e protetor solar. “Se eu pudesse voltar no tempo e me dar um conselho aos 20 anos, diria: “Scheila não tome sol nesse rosto! Passe bloqueador solar, menina!”’. À noite, a dançarina repete esse processo e acrescenta um creme manipulado com DMAE. No corpo, sempre usa um hidratante firmador com coenzima Q10.
Veja também: Iza, Flávia Alessandra e outras celebridades mostram que o biquíni tie dye já é o hit do verão
“Acho que me preocupo na medida. Sou libriana e, pra mim, toda libriana é vaidosa. Comecei a cuidar mais da pele lá pelos 30 anos, com creme antienvelhecimento e botox preventivo na área da testa e dos olhos. Hoje, aos 40, contínuo com os mesmos cuidados”, afirma. De novo, constância. Disciplina que chama, né?
Veja também: Fit planners ajudam a organizar o treino e a dieta