Testamos 5 aplicativos de aula de yoga para fazer em casa

A tecnologia tem várias vantagens, entre elas nos permitir experimentar diversas modalidades fitness - YAY! Dentre elas, a yoga, que já conta com diversos aplicativos que prometem te tornar uma verdadeira yogini. Aqui, contamos o que achamos deles.
Dane Wetton / Unsplash

Mesmo que não substituam a prática em sala de aula, os apps são uma ótima alternativa para quem não tem tempo de se locomover até um estúdio, para os curiosos que querem conhecer a modalidade antes de fazer um investimento ou para os já praticantes que desejam se exercitar em qualquer lugar. Como, aqui na Wellness Play, somos amantes do mundo fitness (em qualquer formato),  testamos 5 aplicativos de yoga em suas versões gratuitas – e te contamos o que achamos sobre eles.

 

Ashtanga Yoga

Como o próprio nome já diz, o aplicativo é voltado para a Ashtanga Yoga – uma das vertentes da yoga. O gadget fornece todas as séries da ashtanga, com fotos que ilustram as posturas, sendo ideal para quem já é praticante, mas ainda não conseguiu decorar as sequências de exercícios. O app é gratuito, mas é possível fazer compras dentro dele.

Experiência da repórter

Apesar de praticar yoga regularmente há um ano e meio, tive pouco contato com a Ashtanga –  sou uma “vinyasa girl”. Como o app segue uma linha bastante tradicional da ashtanga e não conta com tantas explicações, senti bastante dificuldade de acompanhar a série e sofri um pouco para entrar em algumas posturas. Por isso, recomendo para yogis que já tem algum tipo de familiaridade com a ashtanga e já não precisem de tanta orientação para realizar a prática.  

Veja também: Top personal trainer Cau Saad lança programa de exercícios para fazer em casa

 

Daily Yoga

Apesar de fugir da tradicional aula de yoga, o app conta com uma gama de treinos voltados para objetivos específicos: emagrecimento, fortalecimento, flexibilidade, etc. O usuário pode escolher o nível de dificuldade da aula (iniciante, intermediário ou avançado) e o tempo de duração – a prática mais curta tem 10 minutos. Como as práticas são todas em vídeos bem explicativos, o aplicativo é uma boa dica para quem nunca fez yoga e gostaria de inserir a prática no dia a dia, mesmo que não tenha muito tempo. É gratuito, mas é necessário saber falar inglês e ter paciência com as diversas propagandas que aparecem na tela durante seu uso. 

Experiência da repórter

Essa é minha primeira experiência com aplicativos de yoga, já que sempre pratiquei em estúdios bastante tradicionais. Por isso, pessoalmente, não virei grande fã do Daily Yoga, que só conta com treinos com esses direcionamentos. Porém, acho que o app pode ser uma excelente ferramenta para quem procura a prática para esses objetivos específicos, já que explica bem todos os movimentos e conta com esses treinos curtos, que não exigem tanto tempo. Só é necessário ter bastante paciência mesmo com a publicidade, que muitas vezes pode acabar com a “vibe” da aula. 

Veja também: Yoga para dormir melhor: série de 10 minutos para afastar o stress e a insônia

 

Yoga Wave

As aulas duram 15, 30 ou 60 minutos e são direcionadas para diferentes níveis: iniciante, intermediário e avançado – o usuário seleciona o nível e o tempo de duração da prática. Os vídeos são bem explicativos e, por isso, o app pode funcionar bem tanto para quem está começando, como para quem já é um yogi. Porém, as aulas são todas em inglês e o aplicativo tem um custo de R$ 18 por semana. 

Experiência da repórter

Gostei bastante do Yoga Wave! Apesar do tempo das aulas variarem, acho que o app foi o que mais me lembrou de uma aula dentro de um estúdio, já que segue as sequências tradicionais da yoga. E o legal é que, como as aulas duram de 15 a 60 minutos e o usuário escolhe seu nível, o aplicativo pode ser usado por qualquer um!

 

Keep Yoga

O aplicativo é ideal para quem está em busca de técnicas de yoga para melhora da qualidade de vida em geral (por exemplo, dormir melhor, diminuir o nível de stress, manejo da ansiedade, etc), já que conta com aulas que fogem bastante da prática tradicional, mas são voltadas para esses objetivos específicos. As aulas são em vídeos curtos (duram, em média, 18 minutos) bem explicativos, mas em inglês. É gratuito. 

Experiência da repórter

O que mais gostei do Keep Yoga, é o fato de o app ter uma proposta clara de melhora da qualidade de vida. Não, as aulas não seguem uma linha tradicional da prática, mas as aulas para dormir melhor, diminuir o nível de stress, etc, realmente funcionam. Se você está em busca de exercícios para essas finalidades, vale muito a pena testar!

Veja também: 5 exercícios de Superioga para fortalecer o abdômen

 

Asana Rebel

Com aulas que fogem bastante da prática tradicional de yoga, o app é voltado para dois objetivos bem específicos: perda de peso ou tonificação muscular. Os treinos são em português e variam de 4 a 35 minutos – o usuário pode escolher o tempo de duração. Não é preciso pagar para baixar o aplicativo, mas exige um custo mensal para ter acesso ao conteúdo. 

Experiência da repórter

Para mim, o mais interessante do Asana Rebel é o tempo de duração das aulas (todo mundo tem 4 minutinhos para se exercitar, né?) e o fato de elas serem em português. Não recomendo o app para quem quer uma prática tradicional de yoga, mas se a ideia é fazer treinos rápidos e intensos para perda de peso ou ganho de massa magra, o aplicativo pode ser exatamente o que você procura. 

 

veja também