fbpx

Yoga para dormir melhor: série de 10 minutos para afastar o stress e a insônia

A prática com 5 posturas e meditação ajuda a aquietar a mente, aumentando a qualidade do sono
Depositphotos

Difícil encontrar alguém que não tenho vivido pelo menos uma vez o desespero da insônia – afinal, não tem nada pior do que sentir o corpo cansado, mas não conseguir dormir de jeito nenhum, né? Aquietar a mente no fim do dia nem sempre é fácil, mas algumas pequenas mudanças na rotina promovem uma grande diferença na qualidade de vida.

A yoga, por exemplo, pode ser uma grande aliada na busca por um sono melhor. “Um dos principais pilares dessa prática milenar é a respiração, que acalma e traz o pensamento para o momento presente”, explica Sabrina Spitti, instrutora de vinyasa e hatha yoga, em São Paulo. O resultado pode ser sentido aos poucos, no dia a dia, com o manejo da ansiedade, a diminuição do stress e, claro, maior facilidade na hora de dormir. 

Por isso, seja você um yogini quase profissional ou uma leiga, dedicar um tempo à prática ao deitar a cabeça no travesseiro com certeza é uma boa aposta.

Para experimentar, nós pedimos para a instrutora de yoga carioca Sá Souza montar uma sequência rápida (são só 7 passos) e relaxante, que pode ser feita em qualquer lugar – inclusive na cama, já que as posturas são deitadas! “A série demora apenas 10 minutos e não exige muito do físico, porque é ideal para soltar as tensões”, explica ela. 

 

1) Meditação

Escolha  uma posição confortável (pode ser sentada ou deitada) e pause por um momento para prestar atenção apenas na sua respiração. Faça de 20 a 30 respirações completas, sentindo o ar entrar e sair pelo nariz. 

 

2) Postura da criança 

Em cima da cama, se posicione na “postura da criança”, sentando em cima dos calcanhares, mantendo os joelhos separados e jogando o corpo para frente, até alcançar a testa no chão. Relaxe os braços e respire profundamente pelo menos 10 vezes.

 

3) Postura da deusa reclinada 

Deitada de costas para o chão ou colchão, junte a sola dos pés e deixe os joelhos caírem para fora. Faça de 10 a 15 respirações.

Veja também:

 

4) Apanasana (joelhos no peito)

Ainda deitada de costas, traga os joelhos ao peito e os abrace, ficando assim por mais 10 respirações, até aliviar dores nas costas e na lombar.

Veja também:

 

5) Torção sentada

Sente com as pernas cruzadas e, com o troco e o olhar voltados para frente, inspire e eleve os braços acima da cabeça. Ao expirar, torça o tronco e a cabeça para o lado esquerdo, e leve a mão direita ao joelho esquerdo. Segure por algumas respirações e repita com o outro lado.

 

6) Postura da foice

Sente-se o mais próximo possível de uma parede e deite-se com a cabeça para o lado contrário, deixando as pernas apoiadas na parede, com os pés para cima. Fique por algumas respirações.

 

7) Meditação

 

Repita a meditação e… Boa noite!

 

Reportagem Marina Campos

veja também

Fechar Menu