5 exercícios de Superioga para fortalecer o abdômen

Além ser uma ótima aliada na busca pela barriga durinha, essa sequência também ajuda no manejo do stress e da ansiedade
Depositphotos

Você pode até saber tudo sobre yoga, mas talvez ainda não tenha ouvido falar na Superioga, variação desenvolvida pelo educador físico Paulo Junqueira. “O Superioga é um método de fortalecimento físico e mental, composto por oito séries fixas e posturas dinâmicas, que estão sempre em movimento”, explica. 

Veja também: Série de yoga para afastar o stress e a insônia

Apesar da semelhança nos nomes, as duas técnicas têm suas diferenças. “A aula de Superioga é bastante intensa, porque os exercícios exigem força e movimento, mas nenhum deles é muito complexo”, diz Paulo. Segundo o idealizador, o Superioga é mais inclusivo do que a técnica milenar, já que um de seus principais pilares é a segurança e a simplicidade das posturas – então nada de desculpas para não praticar, viu?

A aula de Superioga dura em média 1 hora e é de alta intensidade mesmo: você pode chegar a gastar até 800 calorias nesse período! Por isso, favorece o emagrecimento, o fortalecimento e o ganho de condicionamento físico. E, como a sequência inteira é sincronizada com a respiração e feita em silêncio, manejo do stress e diminuição de ansiedade também entram para a lista dos benefícios da técnica. 

Se você ficou curiosa, montamos com Paulo uma série de 5 exercícios do Superioga focados no fortalecimento do core, região central do corpo que compreendem os músculos do abdômen, da lombar e do quadril. Preparada?

 

Série de Superioga para trabalhar o core

Como fazer: Permaneça em cada postura durante 30 segundos. Repita a série 4 vezes.

 

1) Salabhasana – Postura do gafanhoto

Deite-se de barriga para baixo no mat, estenda os braços para trás e pressione o core contra o mat, retirando o peitoral do solo. Mantendo o olhar para frente e os joelhos estendidos, desencoste os dois pés do chão.

 

2) Ardha Salabhasana – Meia postura do gafanhoto

Deite-se de barriga para baixo no mat, estenda os braços ao longo do corpo, estenda as pernas e, em seguida, levante uma das pernas o máximo que conseguir. Repita o movimento com a outra perna.

 

3) Kumbakasana – Postura da prancha

Com os cotovelos estendidos, apoie as mãos no mat, mantendo-as na mesma largura dos ombros. Deixe as pernas também estendidas e fique na ponta do pé, distribuindo o peso do corpo entre as duas extremidades, sempre mantendo o core contraído.

 

4) Dandasana em suspensão ou bastão em suspensão

Sente sobre os ísquios do bumbum, mantendo a postura ereta e os joelhos estendidos a frente. Estenda os braços ao lado do corpo e apoie o peso neles, até começar a sair do chão. 

 

5) Vasisthasana ou prancha lateral

Deite-se de lado no mat, com as pernas estendidas ao longo do corpo. Apoie a mão debaixo e estenda o cotovelo, de forma a retirar o tronco do chão. Levante a perna de cima e estenda o outro braço acima da cabeça. Direcione o olhar para o lado. Repita para o outro lado.

Reportagem Marina Campos

veja também