Treino em casa: pular corda emagrece, fortalece o corpo e melhora o condicionamento

Criamos três séries de exercícios com o acessório para quem quer queimar mais calorias, ficar forte ou ganhar mais fôlego
Depositphotos

O exercício é muito mais do que uma brincadeira de criança! Quando utilizado como um treino, pular corda emagrece, melhora o condicionamento físico e funciona como um cardio bem eficiente – tanto quanto correr na esteira, por exemplo. A vantagem é que você consegue guardar a corda em casa e usá-la em qualquer lugar, inclusive em viagens, já que a atividade requer apenas um pouco de espaço. 

E não pense que o treino de corda é monótono: você pode alternar as séries com exercícios de fortalecimento, ou com pequenos intervalos de descanso, o que permite inúmeras combinações durante a atividade física.

Os benefícios de pular corda

O treino com corda tem uma série de vantagens para o corpo. O maior deles é o alto gasto calórico, que contribui para o emagrecimento. “Praticar com frequência desenvolve coordenação motora, agilidade, equilíbrio e melhora a capacidade cardiorrespiratória”, explica Rafael Tomazetti, professor de musculação da Cia Athletica Anália Franco. Além disso, em tempos de isolamento social, a corda é prática e também pode contribuir para o bem estar, alívio do stress e redução da ansiedade. 

Mas não é só sair pulando, hein? Antes de introduzir o acessório na sua rotina, o profissional destaca a importância de consultar um médico, já que a corda é contraindicada em alguns casos: sobrepeso, hipertensão, problemas cardiovasculares, patologias nas articulações e gestantes. Outro alerta é para o uso do tênis durante o exercício: “A orientação é praticar sempre com ele para diminuir o impacto nas articulações e prevenir lesões. Não é recomendável pular corda descalço”, aponta Rafael.

Qual corda devo comprar?

Existem vários tipos de corda diferentes, tanto pelo material quanto comprimento. Como qualquer outro acessório fitness, é importante escolher a corda mais adequada, para que seu treino seja o mais eficiente possível. “Para o iniciante é aconselhável uma corda de nylon, pois o material é mais leve e facilita na hora do treino. Se o praticante for intermediário ou avançado, pode optar por corda feita de aço ou também por cordas que venham acompanhadas de pesos”, destaca Rafael.

O ajuste e tamanho da corda devem ser feitos com um teste simples: coloque um pé no meio da corda e levante os braços, segurando as pontas do acessório. “Uma corda do tamanho correto para o iniciante termina logo abaixo dos ombros e, para os avançados, no nível das costelas”, recomenda Rafael. Se usar uma corda do tamanho errado, você não conseguirá dar os pulos e girar o acessório na amplitude certa, o que pode provocar tropeços e eventuais acidentes.

Como evitar dor na panturrilha

Para evitar dores nas pernas, principalmente na região da panturrilha, não pule o alongamento antes e depois de pular corda. Estar com os músculos aquecidos e condicionados também diminui o risco de lesões, além de ser importante praticar por um tempo, para adaptar seu corpo à nova atividade: “Constância e regularidade ajudam a condicionar o corpo como um todo, incluindo as panturrilhas”, ressalta Rafael. 

3 treinos com corda para fazer em casa

Hora de suar! Rafael indica três treinos diferentes que você pode fazer com corda, variando entre séries de pulos e exercícios funcionais. Um deles é só focado em resistência cardiorrespiratória, para que você aprimore seu condicionamento. Escolha seu preferido e clique para saber mais.

 

veja também