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O que é mindfulness

Como funciona a técnica de meditação prática e fácil que ajuda a lidar com as emoções e reduzir o stress
Mulher praticando mindfulness
Unsplash

A técnica milenar conhecida como “atenção plena” treina nossa mente para viver o presente sem distrações. Isto é, você não vai correr no parque pensando na reunião de trabalho do dia seguinte, nem vai cozinhar lamentando a briga que teve com o namorado durante o fim de semana. Pelo contrário, o mindfulness diz que sua concentração deve estar exatamente na atividade que está fazendo no momento. “Ao praticar com regularidade, você modifica as áreas mais ativas do cérebro, o que pode beneficiar o sono, o foco e o sistema imunológico e até diminuir as dores crônicas”, afirma Moira Malzoni, cofundadora do estúdio de meditação Moved by Mindfulness, em São Paulo.

Veja também: Como começar a praticar mindfulness hoje mesmo

Além disso, com a atenção plena, aproveitamos de verdade o que estamos fazendo e reconhecemos com mais facilidade os sinais do nosso corpo. “Assim, você consegue lidar melhor com suas emoções”, diz Moira. Bônus: o mindfulness ainda reduz o risco de depressão, dá um boost no poder cognitivo e aumenta a saciedade, segundo estudos das revistas científicas Consciousness and Cognition Journal e Harvard Health Publishing. Mais uma vantagem da técnica: você para de se remoer tanto por frustrações do passado e deixa de sofrer com questões do futuro, já que sua mente fica mais focada no aqui e agora.

Reportagem Mariana Amorim

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