O pequeno erro que atrapalha o resultado da sua dieta

Descubra o detalhe que prejudica seu processo de emagrecimento e que você nem sabia
Mulher comendo sobremesa doce
Depositphotos

Você instalou um aplicativo no celular em que anota cada alimento que consome ao longo do dia. Assim, você sabe direitinho quantas calorias ingeriu. Mas, apesar de parecer que está tudo perfeito com sua dieta, o resultado esperado não vem. Se identificou? “É comum que pacientes reclamem que não conseguem emagrecer mesmo ao cortar o carboidrato das refeições”, diz a nutricionista comportamental, Alessandra Godoy, da AGE Educação em Saúde. “Só que, muitas vezes, as pessoas eliminam o arroz do almoço para comer uma sobremesa depois, achando que um compensa o outro.”

Na calculadora do seu aplicativo, a conta até aparenta fazer sentido: 3 colheres de sopa de arroz integral e 3 colheres de sopa de feijão somam 209 calorias, enquanto um sorvete (como o Mc Colosso, do McDonald’s) fica em torno de 290 – nada muito significativo, né? Porém, o que seu diário alimentar não mostra é o que está por trás do valor energético: os grãos oferecem 45 gramas de carboidrato, 7 gramas de proteína, 1 grama de gordura; já a sobremesa, reúne 50 gramas de carboidrato, 6 gramas de proteína e 8 gramas de gordura (OITO VEZES MAIS!).

“O carboidrato é tão temido pelas dietas da moda que as pessoas se esquecem de pensar na qualidade nutritiva de cada refeição”, aponta Alessandra. O feijão e o arroz fornecem ferro, fibras e proteína, o que ajuda a prolongar a sensação de saciedade [baixe nosso Guia de Alimentação Saudável e aprenda a fazer outras boas escolhas no prato]. “A gordura presente na comida é mais facilmente armazenada do que o carboidrato, que ainda precisa passar por um processo de transformação antes de ser estocado pelo organismo.” Por isso, pare de considerar o carbo o responsável por todos os males do mundo. Não vale a pena trocar a batata-doce ou o macarrão integral pelo chocolate ao leite.

+ Como reduzir o sal da dieta

Como comer doce e não engordar

Impossível ficar sem açúcar? Preste atenção, então, na quantidade e na frequência em que ele entra na sua rotina. Para se ter uma ideia, uma barra do chocolate Suflair tem 14 gramas de gordura e um pedaço de bolo recheado pode chegar a 20 gramas – quase o mesmo valor que um Big Mac. “Se a gente compra uma barra de chocolate depois do almoço, dificilmente vai comer apenas um quadradinho”, diz Alessandra. “Por isso, a porção deve ser delimitada antes do momento do consumo.” Deixe na bolsa apenas uma quantia suficiente para que você se satisfaça. Caso na hora pareça que você precisa de mais, talvez a culpa desse desejo sem fim seja a ansiedade – não adianta descontar na comida, viu?

“Quem quer emagrecer deve reduzir as vezes em que opta por uma sobremesa. Se você sabe que vai ter um casamento no fim de semana, evite doce nos dias anteriores.” Já na festa, não engula o bem-casado de uma única vez; pratique o mindful eating. “Preste atenção no que está fazendo e aprecie de verdade os sabores.” Desse modo, seu cérebro vai se sentir mais bem recompensado e você não vai precisar atacar todos os docinhos, pois estará feliz já na primeira mordida.

Os benefícios do mingau de aveia

veja também