Os benefícios do mingau de aveia

De comidinha da vovó a nova febre das musas fitness, o mingau de aveia pode ser um lanche saudável, que dá saciedade, ajuda a emagrecer e até melhora o sono
Depositphotos

Todo mundo adora uma comfort food, principalmente em dias mais frios. E seu feed do Instagram é a prova disso: o mingau de aveia, que era um clássico da casa da vovó, agora virou também queridinho do público fitness, que busca opções de alimentação saudável. Mas a receita sempre teve uma má fama: “mingau de aveia engorda”, você já deve ter ouvido por aí. Como o status dele mudou de repente? Alguns ajustes – retirar a farinha láctea, substituir o leite integral por bebida vegetal e acrescentar uma dose de proteína – garantem um lanchinho rico em fibras sem comprometer a dieta. Reinventado, o mingau de aveia fit oferece excelentes benefícios:

1) Ajuda a emagrecer a controlar o colesterol

A aveia é uma excelente fonte de fibras. Como elas demoram mais tempo para serem digeridas, melhoram o trânsito intestinal (aliviando o inchaço) e deixam você satisfeita até a próxima refeição, o que favorece o emagrecimento. Um tipo específico de fibras solúveis, a betaglucana, reduz a absorção de gorduras – o resultado é a diminuição do colesterol ruim.

Veja também: Como fazer mingau low carb de aveia e coco

2) Reduz a vontade de açúcar

Além de promover saciedade, a aveia fornece triptofano, sustância que aumenta o bem-estar e combate a compulsão por doces. E você pode adicionar ao mingau pedaços de frutas, nibs de cacau ou coco ralado para matar a vontade de açúcar sem se jogar nas calorias vazias dos refinados.

Veja também: Receita de mingau low carb de chocolate

3) Regula o sono

Principalmente quando faz frio e a gente sente a necessidade de algo quentinho antes de deitar, experimente preparar o mingau de aveia antes de dormir. “Temos aí ótimos carboidratos para elevar a qualidade do sono e trazer aquela sensação de carinho e aconchego”, diz a nutricionista Vitória Falcão, de São Paulo. Além do conforto que o bowl aquecido promove, o triptofano entra em ação mais uma vez estimulando a produção de serotonina, neurotransmissor que modula sua noite de descanso e vai te ajudar a dormir melhor.

4) Ajuda no ganho de músculos

A aveia do mingau reforça os estoques de glicogênio e fornece energia para você arrasar na aula de spinning ou na série de musculação. Depois da sessão de suor, basta adicionar claras de ovo ou uma dose de whey para tornar seu mingau proteico e contar com aquele boost após o treino de musculação.

Veja também: Treino funcional só com o peso do corpo dá resultado?

veja também