fbpx

Os benefícios do abacate para quem faz exercício

Que ele fornece energia e é fonte de gorduras boas, você já sabe. Mas alguma vez ouviu falar que o abacate aumenta a força muscular?
Unsplash

O abacate não foi eleito ao posto de queridinho das fitgirls à toa. A fruta é gostosa, versátil – vai bem no pãozinho e no smoothie – e ainda confere diversos benefícios à saúde. “Quando associamos o abacate a uma dieta balanceada, ele atua na redução do colesterol e na prevenção de doenças cardiovasculares, por ter em sua composição um importante teor de gorduras monoinsaturadas, consideradas anti-inflamatórias”, explica a nutricionista Ana Paula Gava, mestre pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

E não para por aí. O fruto possui importantes antioxidantes como as vitaminas A e E, que combatem os radicais livres presentes no corpo, responsáveis muitas vezes pelo envelhecimento precoce e disfunções no equilíbrio corporal. De acordo a especialista, para os praticantes  de atividade física, o alimento ainda traz bônus extras:

1) Possui quantidade significativa de cálcio

Assim, tem ação direta nos ossos e articulações, bem como na rápida recuperação dos tecidos que revestem o músculo.

Veja também: O que comer nos lanches pré e pós-treino 

2) Contém potássio

Até mais que a banana, sabia? Reduz os riscos de câimbra e faz com que haja mais força muscular. 

Veja também: Os minerais que dão um up no treino

3) Dá energia para o treino

Pela boa quantidade de gorduras e calorias, exerce função energética no treino. Para ter um gás maior, o ideal é consumir cerca de uma hora antes da atividade física

 

Reportagem Giulia Granchi

veja também

Fechar Menu