Conheça os diferentes tipos de yoga

Iyengar, vinyasa e ashtanga são os estilos mais conhecidos da yoga - e cada tipo tem seus próprios benefícios
Unsplash

A yoga ganhou fama nos últimos anos devido aos inúmeros impactos positivos na qualidade de vida dos praticantes – afinal, mais do que benefícios físicos, a prática também é excelente para manejo de ansiedade, redução de stress e aumento da capacidade de concentração. “Os asanas (posturas de yoga) promovem o exercício físico, mas também a meditação, o autoconhecimento e a expansão da consciência em geral”, explica Raquel Peres, instrutora da prática. Sem contar que a yoga é uma modalidade excelente para se fazer em casa, já que dispensa aparelhos e acessórios durante o treino – basta um tapetinho ou algo que faça a vez dele, como uma canga de praia.

Existem diferentes estilos de yoga e cada um deles tem sua própria maneira de trabalhar o corpo e a mente. “Hatha yoga é o yoga vigoroso, físico, e dentro dessa categoria estão as linhagens que mais conhecemos hoje”, diz Raquel. Aqui, nós desvendamos algumas delas para que você ache a que mais se encaixa na sua rotina agora. 

Veja também: Yoga para dormir melhor: série de 10 minutos para afastar o stress e a insônia

Iyengar

Se você já assistiu algum yogi usando acessórios, como cintos e blocos, é muito provável que ele estivesse praticando o Iyengar yoga. Essa modalidade tem como grande foco a execução dos asanas e o alinhamento corporal, e utiliza esses suportes extras para expandir os movimentos e aumentar a permanência nas posturas.

Veja também:  5 exercícios de superioga para fortalecer o abdômen

Ashtanga

É bastante comum ouvir yogis dizendo que a grande vantagem da Ashtanga yoga é a “independência” que essa modalidade garante aos praticantes. Isso é dito porque esse estilo é composto por seis sequências fixas de asanas, com movimentos e permanência em posturas cadenciadas pelo ritmo da respiração. Assim, ao decorar as séries e aprender a executá-las corretamente, é possível se sentir livre para praticar em outros lugares além do estúdio. 

Veja também: 12 benefícios do pilates

Vinyasa

Assim como a Ashtanga, essa modalidade também tem seu ritmo ligado à respiração. Porém, em vez de sequências fixas, a Vinyasa yoga tem um fluxo contínuo e conta com elementos criativos entre as posturas, sendo mais dinâmica e fluida.

Reportagem Marina Campos

veja também