O que é o método tabata de treino – e para que ele serve?

Pouco tempo para treinar? O método tabata, uma modalidade de HIIT, pode ser um grande aliado do seu projeto fitness

O trânsito fez com que você perdesse a hora da aula de spinning ou você está tão sem tempo que sequer vai dar pra ir até a academia? O tabata, uma modalidade de HIIT (treino intervalado de alta intensidade) vai salvar seu treino. Criado no Japão por um fisiologista do exercício que dá nome ao método, ele é uma alternativa para você não pular os exercícios em dias ultracorridos, ou mesmo para acrescentar uma série de altíssimo gasto calórico ao final do seu treino funcional ou de musculação. Tudo em apenas 4 minutos suando o top!

O educador físico Lucas Florencio, gerente técnico do grupo Bio Ritmo, explica o protocolo: “no método, você deve fazer 20 segundos de exercício na maior intensidade que conseguir, e então descansar por 10 segundos. Repita até completar 8 séries (4 minutos ao todo).” Vale usar aparelhos, ou realizar movimentos que utilizam apenas o peso do corpo. Na esteira, na bike ou na escada, alterne tiros/sprints, em que você vai na sua capacidade máxima e fica extremamente ofegante, com pequenas pausas – caminhe em vez de correr ou até mesmo pule para a lateral da esteira e permaneça em repouso até a próxima série. Também é possível usar a mesma variação de intensidade, dentro dos intervalos pré-determinados, fazendo agachamentos, burpees e até sequências de abdominal.

Como aplicar o método tabata

Faça 8 séries de 20 s de exercício x 10 s descanso

Vantagens desse protocolo de treino

Esse tipo de treinamento traz vários benefícios. Em primeiro lugar, o tabata otimiza seu dia, já que trabalha a capacidade cardiorrespiratória e força/resistência simultaneamente, em um curto espaço de tempo. Além disso, tem alto gasto energético e aumenta o efeito EPOC (excesso de consumo de oxigênio pós-exercício), que beneficia a queima de gordura. Só vi vantagens!

Reportagem Giulia Granchi

veja também