Está sofrendo mais com a prisão de ventre? Esses são os culpados

Parece que seu intestino também decidiu fazer quarentena? Má alimentação e stress podem estar por trás disso
Depositphotos

Você adotou e anda seguindo à risca a quarentena, mas parece mesmo que quem resolveu implementá-la para sempre foi o seu intestino? Não se assuste. Diversos fatores podem estar contribuindo para a prisão de ventre durante o isolamento social.

Aumento do stress

Nosso estado emocional afeta diretamente a digestão. “Existe uma conexão neural intestino-cérebro, como uma via de mão dupla”,  explica a nutricionista @nathalie.lorenzoni, do Instituto Lorenzoni. Para você ter uma ideia, estima-se que o órgão tenha aproximadamente 100 milhões de neurônios – sim, neurônios! 

Veja também: 3 formas de usar o chá de camomila: para aliviar sinusite, stress e até irritações na pele

Redução da atividade física

Por mais que a gente se esforce para fazer exercícios todos os dias em casa, alguns movimentos básicos e frequentes do dia a dia foram deixados de lado, como subir as escadas do prédio, caminhar até o transporte público, sair para passear com o cachorro, entre outros. “Essa movimentação rotineira estimula os movimentos peristálticos, aumentando a motilidade intestinal”, diz a especialista. Aliás, se você tem dificuldade de ir ao banheiro, experimente tentar criar o hábito logo depois do treino de corrida.

Veja também: Quarentena e saúde mental: como proteger a mente durante o isolamento contra o coronavírus

Alimentação desregrada

Pode ser também que a sua alimentação tenha piorado desde que a pandemia começou. A nutricionista afirma que a baixa ingestão de fibras e água, assim como o excesso de proteínas, gorduras saturadas e produtos industrializados têm o potencial de desregular severamente nosso relógio biológico. “Priorize alimentos de verdade com base em plantas, como frutas e verduras, legumes e leguminosas, grãos integrais, raízes e tubérculos”, ela aconselha. 

Veja também: Por que você está sofrendo mais com a queda de cabelo

O chá verde também é uma boa pedida. “Hoje sabemos que os polifenóis presentes nessa erva são considerados probióticos – alimentos para nossas bactérias do bem.” Só não deixe para tomar no final do dia – a bebida é estimulante não só de intestino, ela também retarda o sono.

Reportagem: Amanda Panteri

veja também