fbpx

5 alimentos que aceleram o metabolismo

Gengibre, canela, pimenta, chá verde e café dão um boost nesse mecanismo do corpo e ajudam no emagrecimento
Depositphotos

Não é mito: realmente existem alguns alimentos capazes de turbinar o metabolismo. E, se inseridos em um estilo de vida saudável, exercem uma importante função na manutenção desse mecanismo do corpo. “Em um programa nutricional feito para acelerar o metabolismo, os alimentos termogênicos têm uma importância de 10%, mais ou menos”, explica a nutricionista Fabiana Albuquerque, da Clínica Nutrindo Ideais, de São Paulo. Parece pouco? Que nada! Aliado a uma alimentação saudável e à prática de exercício físico, esse pode ser um boost significativo para você atingir seu objetivo de emagrecimento.

Pensa só: a Taxa Metabólica Basal (TMB) é a quantidade de calorias que o corpo usa para manter suas funções vitais – ou seja, o que você gastaria de energia se passasse 24 horas sentada maratonando uma série no sofá. Depende de alguns fatores, como os níveis hormonais, de gordura e de massa muscular e pode ser complementada pelo gasto extra vindos do exercícios físico e da alimentação.

Para aumentar essa medida e, assim, acelerar o metabolismo, os alimentos termogênicos entram como aliados. “Eles são mais difíceis de serem digeridos e, por isso, exigem que o corpo gaste mais energia”, diz a nutricionista. Também vale apostar nos ingredientes ricos em cafeína, como o café e o chá verde.  

1) Gengibre

Se você sente mais calor quando toma um chá de gengibre, não está ficando doida. O alimento realmente aumenta a temperatura do corpo, por causa das altas doses de 6-gingerol e 8-gingerol em sua composição – não é à toa que o ingrediente marca presença na maioria das receitas de suco verde. Para obter seus benefícios, acrescente um pedacinho de gengibre no suco, invista em chás com o ingrediente ou procure por sua versão em pó. “Salpique o gengibre em comidas e preparações ao longo dia”, recomenda Fabiana. 

Veja também: 3 chás combatem o inchaço – sim, hibisco está entre eles!

2) Canela

Nunca subestime a canela! Esse alimento é valioso, pois melhora a ação da insulina, regulando os níveis de açúcar no sangue, além de ter um alto poder anti-inflamatório. Procure consumir cerca de 1 colher de chá por dia, polvilhando a especiaria em frutas, iogurtes, no leite etc. 

Veja também: O que acontece quando você toma água com limão em jejum

3) Pimenta

Apesar de polêmica, a pimenta tem, sim, seus benefícios – e eles vão além do sabor. Ela é uma das responsáveis por acelerar o metabolismo, já que a caipsaicina em sua composição aumenta o gasto calórico. Para que o alimento não cause nenhum tipo de desconforto, consuma até 1 xícara de chá por dia, ok? 

4) Café

Além de viciante, a cafeína aumenta a Taxa Metabólica Basal e tem efeito lipotrófico, que ajuda na queima de gordura. Mas fique atenta: para não perder o sono (literalmente), tome até 4 xícaras por dia, se o café for coado, ou 3 xícaras pequenas, se você se amarra no expresso.

Veja também: O pequeno erro que está atrapalhando sua dieta

5) Chá verde

Por ser rico em cafeína, o chá verde também é um aliado poderoso para quem deseja reduzir as gordurinhas. Vai bem no café da manhã ou nos lanches da manhã e da tarde. Para obter seus benefícios, vale tomar até 3 xícaras por dia – mas não se esqueça que, se você bebe café, precisa computar os dois nessa conta.

veja também

Fechar Menu