Por que você deve colocar o amendoim na sua próxima lista de supermercado

Com um preço bem mais acessível, o amendoim traz ótimos benefícios para quem quer manter a boa forma ou melhorar a saúde de modo geral
amendoins em cima da mesa com e sem casca
Depositphotos

Você sempre ouve que as oleaginosas (ou “nuts” para os íntimos) são uma opção prática e nutritiva de lanchinho intermediário. Mas um punhado delas todo dia acaba causando estrago no bolso. E se a gente te dissesse que dá pra trocar as castanhas caras por… amendoim?

Parece um daqueles memes com a Bela Gil, mas existem muitos alimentos na categoria “bom e barato” do supermercado que bastam para uma alimentação balanceada. “O amendoim é uma leguminosa, como o feijão, mas tem perfil nutricional parecidíssimo com o das nuts”, garante a nutricionista Paula Rezende, do Rio de Janeiro.

Com um preço bem mais acessível, o amendoim traz ótimos benefícios para quem quer manter a boa forma ou melhorar a saúde de modo geral, principalmente se você tem dificuldade em controlar o hábito de ficar petiscando.

É uma fonte de proteína plant-based

Uma porção de 100 g do grão torrado oferece 26 g de proteína – praticamente o mesmo valor de um filé pequeno (100 g) de frango. Excelente alternativa para quem não consome ou quer reduzir a ingestão de proteína animal.

Fornece vitaminas e minerais

A lista de nutrientes não acaba aí: o amendoim contém vitamina E e vitaminas do complexo B, cobre, manganês, fósforo, magnésio, zinco, ferro e potássio. Esse mix diverso garante antioxidantes, melhora a libido e a absorção do cálcio, e até reforça a estrutura do fio de cabelo. 

Veja também: Receita de bombom fit de coco com castanhas

É rico em gordura boa

Outra qualidade importante! “Assim como a gordura das castanhas, a do amendoim é considerada boa, o que faz dele uma opção nutritiva de lanche e que promove bastante saciedade”, complementa Paula. Resultado: evita que você fique beliscando entre as refeições porque a fome demora mais tempo a dar as caras de novo. Além disso, o grão ajuda a controlar o colesterol ruim, inimigo da saúde do coração. 

Quanto amendoim consumir

Isso não significa que podemos petiscar amendoim como se não houvesse amanhã – muito menos usá-lo pra acompanhar a cervejinha. Não vale exagerar na quantidade. Assim como as primas ricas, o amendoim é bem calórico: são mais de 500 cal a cada 100 g (uma palma da mão cheia tem entre 30 e 40 g). Limite o consumo a 1 colher (sopa) de pasta de amendoim (sem açúcar) ou 1/2 xíc. (chá) do grão. 

Reportagem Manuela Biz

veja também