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O que colocar no açaí para quem está de dieta

Saiba quais os melhores complementos para aproveitar a energia e os nutrientes do alimento sem transformar o bowl numa opção hipercalórica
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Opção deliciosa nos dias quentes, o açaí vai bem como lanche no pré ou pós-treino e pode ser considerado uma superfood por seu grande poder antioxidante. Mas atenção: nas opções industrializadas, geralmente são adicionadas substâncias para torná-las mais doces, como açúcar e xaropes. “O valor calórico acaba sendo cerca de 70% maior em relação ao açaí in natura.

Além disso, essas versões possuem aditivos alimentares pouco saudáveis, como aromatizantes e emulsificantes. Prefira opções com menos ingredientes e mais naturais, como polpas”, explica a nutricionista funcional Clarissa Fujiwara, de São Paulo. A especialista explica que a quantidade ideal de consumo varia, mas cerca de 200 g é uma quantidade razoável para um adulto saudável.

Como toppings para deixar seu bowl ainda mais gostoso sem escorregar nas calorias, a nutricionista indica:

 ✔ Frutas 

Como contêm açucares naturais, são uma forma saudável de adoçar o sabor do açaí in natura

 ✔ Mel 

Mais uma opção de adoçante natural – mas use com parcimônia

 ✔ Granola

Escolha as menos industrializadas e com maior quantidade de fibras

 ✔ Pasta de nuts

De amendoim ou de castanha de caju, prefira a versão sem açúcar.

✔ Leite em pó

Ele contém proteína e cálcio, mas não exagere na quantidade.

 ✔ Whey protein

Ajuda a dar mais saciedade.

 

Reportagem Mariana Amorim

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