Praticar atividade física diminui os sintomas da TPM

Para 78% das mulheres, fazer exercício no período pré-menstrual reduz cólica, dor nos seios e alterações de humor
Mulheres treinando em aula de academia
Depositphotos

Uma vez por mês, lá está a TPM atrapalhando sua rotina… A dor de cabeça tira sua concentração no trabalho, as mudanças de humor te fazem comer mais carboidrato e aquela cólica acaba com qualquer vontade de sair da cama. Calma! Se você sofre com os sintomas provocados pelo ciclo hormonal, saiba que a atividade física pode ser sua aliada nessa batalha. É o que apontou uma pesquisa com mais de 14 mil mulheres, realizada pelos aplicativos Strava e FitrWoman em diversos países, inclusive no Brasil.

Dentre as entrevistadas, 78% afirmaram que treinar em intensidade moderada ameniza esses incômodos da TPM.

“O exercício físico libera serotonina (hormônio do prazer), que antagoniza com os incômodos do transtorno pré-menstrual. Assim, você tende a ficar mais bem-humorada”, diz a ginecologista Renata de Camargo Menezes, da Clínica Engravide, em Alphaville (SP). Ela recomenda que, especialmente nesse período, você escolha uma modalidade da qual goste de verdade e siga um ritmo que a faça ficar satisfeita, mesmo que seja intenso.

Veja também: Chás que combatem o inchaço – sim, hibisco está entre eles!

As vantagens de se exercitar durante a TPM

Ao transpirar, você se hidrata melhor (tchau, inchaço!) e também estimula o bom funcionamento do intestino, que costuma ser inibido pela progesterona, hormônio cujos níveis são elevados após a ovulação. “É ele também o responsável por deixar a gente menos disposta, como se nosso corpo precisasse economizar energia para que o óvulo fosse fixado no útero”, explica Renata.

Pior: o mesmo acúmulo de água presente nos seus seios e no abdômen  afeta o cérebro – está aí o motivo daquela irritabilidade inexplicável (#NãoÉMimimi!). A longo prazo, ter uma vida ativa vai te ajudar a ser mais resistente aos sintomas da TPM. “Mulheres que praticam alguma modalidade com regularidade estão acostumadas a lidar com dores no corpo e com situações de pressão e de stress. Por causa disso, elas conseguem controlar melhor a mente e superar os desconfortos”, aponta a médica.

Veja também: Burnout: entenda o que é a síndrome causada pelo esgotamento no trabalho

A estudante de pedagogia Daniela Cremasco, de São Paulo, concorda. “Costumo sentir cólica e bastante irritação antes de menstruar, o que me deixa com menos vontade de treinar. Só que não desisto de ir, porque sei que atividades com bastante movimento, como handebol e funcional, amenizam minha dor.” Já a professora Karla Leitão, de São Paulo, usa o esporte para diminuir a vontade incontrolável por doces durante a TPM. “Um aeróbico bem forte, como corrida ou escada, ajuda a segurar minha ansiedade.”

A pesquisa também mostrou que quem se exercita come cinco ou mais porções de frutas e vegetais por dia. “Isso é ótimo, já que uma alimentação equilibrada é menos inflamatória e fornece mais água para nosso organismo”, diz Renata. Para completar, o esporte  acaba fazendo com que as pessoas tenham uma melhor noite de sono. Resumindo: se for menstruar, se exercite!

veja também