fbpx

O que comer nos lanches intermediários

Ideias práticas de lanches saudáveis para segurar a fome entre as refeições principais sem ficar beliscando ao longo do dia
Depositphotos

Entre as refeições principais, você pode, sim, fazer lanches menores – isso mantém o metabolismo em atividade e a energia estável. Esses alimentos não devem ser muito calóricos e precisam conter fibras, proteínas ou gorduras boas para garantir saciedade por mais tempo. Snacks feitos com farinha ou açúcar refinados (como pães, biscoitos e barrinhas doces), por exemplo, causam picos de insulina e vão deixar você com fome logo logo! Então, em vez de comprar produtos industrializados, aposte nestas sugestões da nutricionista esportiva funcional Dafne Oliveira, de São Paulo:

Lanche da manhã

Como há pouco tempo de intervalo entre o café da manhã e o almoço, prefira algo mais leve, como uma porção de fruta seca ou fresca, ou um punhado de castanhas (que já oferece uma boa dose de gordura boa). A não ser que seu lanche da manhã seja também um pós-treino, você não precisa comer grandes quantidades aqui ou corre o risco de estragar o almoço.

Veja também: O que acontece quando você toma água com limão em jejum

Lanche da tarde

Para matar a fome até o jantar, esse lanche deve ser mais reforçado. Frutas são uma opção supernutritiva, porém, por serem absorvidas rapidamente, não seguram a onda por tanto tempo – ainda mais se você vai treinar à noite. Por isso, adicione iogurte desnatado, castanhas ou cereais (como aveia). Também vale fazer uma vitamina com leite ou bebida vegetal, ou um sanduíche de pão integral com peru e queijo magro ou hommus.

Veja também: Como o mindful eating pode te ajudar a combater a compulsão alimentar

Ceia

Se bater uma fominha antes de dormir, não exagere nos beliscos – seu gasto calórico vai ser baixo nas próximas horas. Uma boa pedida é tomar um copo de leite ou comer algum um derivado dele. Além de serem ricos em proteína (que traz saciedade), os laticínios contêm triptofano, um precursor da serotonina, que induz o relaxamento. O resultado é uma melhor noite de sono!

Reportagem Manuela Biz

Veja também: Receita de mingau de aveia para dormir melhor

veja também

Fechar Menu