4 ideias para reaproveitar cascas de frutas que você ia jogar no lixo

Sabia que você pode reutilizar as cascas em receitas e até para perfumar ambientes?
Unsplash

O que você faz com a casca das frutas que come? Se sua reposta foi “jogo fora”, é uma boa hora para repensar as várias possibilidades dessa parte dos alimentos. “As cascas são riquíssimas em compostos bioativos, como fitoquímicos, terpenoides e antioxidantes que ajudam a nutrir nosso corpo”, aponta a nutricionista Janaína Macedo, de Goiânia.

De acordo com a nutricionista, devemos  ficar de olho na procedência dos alimentos: prefira os orgânicos, que têm melhor integridade e não entram em contato com pesticidas. A seguir, ela ensina jeitos poderosos de usar as cascas e evitar o desperdício:

1) Faça chás e águas saborizadas

“As infusões extraem o composto bioativo dos alimentos, o fitoquímico que vai nos ajudar em várias reações metabólicas do corpo. A casca da maçã, por exemplo, contém antioxidantes que combatem radicais livres. Já a do abacaxi, comumente usada para chás gelados, é rica em bromelina, que auxilia na digestão”, indica.

2) Prepare receitas

Outra ideia é experimentar receitas que usem a fruta por completo, como é o caso da biomassa de banana verde, mistura usada para diversas receitas que requer as bananas cozidas por completo.

Veja também: Os benefícios do abacate para quem faz exercício

3) Use como tempero

Se forem frutas cítricas, raspas das cascas podem ser usadas como tempero para criar molhos diferentes e dar um sabor especial a pratos como risotos, bolos e saladas.

Veja também: Esta receita de pão australiano caseiro é gostosa e funcional

4) Crie aromatizantes de ambiente

Crie seu próprio cheirinho para casa fervendo cascas de frutas cítricas em uma panela de água e passando o conteúdo para um spray ou difusor. O aroma é especialmente indicado para quem não gosta de odores fortes.

Reportagem Giulia Granchi

veja também