Não é preciso mar para se sentir na praia. O beach tennis tomou conta das quadras esportivas nos grandes centros urbanos, mesmo naqueles bem distantes do litoral. E não é por acaso: jogar uma partida com os pés na areia, ouvindo música e interagindo com os amigos pode até te fazer esquecer que está praticando uma atividade física.
Se você ainda não pegou uma raquete e encheu o cabelo de areia, pode apostar que não vai terminar o verão 2022 sem jogar beach tennis – nem que seja de brincadeira. O esporte está em alta, principalmente com a chegada do calor. e é o match perfeito para quem cansou da academia ou busca um treino mais leve e divertido: “O beach tennis traz a sensação de estar na praia com os amigos. É um pouco do que todo mundo precisa”, pensa Nina Mello, atleta e instrutora da modalidade.
E, se você imagina que o esporte, com movimentos curtos e precisos, lembra o tênis de quadra, não é bem assim. Existem, claro, algumas semelhanças – como a interação com raquete e bolinha-, mas muitas diferenças e alguns vícios de movimento. As regras e a pontuação, no entanto, são parecidas.
Veja também: HIIT The Beat: nova aula combina exercícios funcionais e breakdance
Na verdade, o beach tennis, está mais próximo do futevôlei, outra modalidade que acompanha a expansão de espaços que simulam a praia em grandes cidades – em São Paulo, tem até condomínio residencial sendo lançado com quadra da modalidade na área de lazer. “A ascensão do beach tennis vem junto com outros esportes praticados na areia, como o funcional e o futevôlei”, diz Rodrigo Guelfi, instrutor de beach tennis.
Benefícios do beach tennis
Como toda atividade física, a modalidade tem inúmeros benefícios para a saúde. Uma das grandes vantagens do beach tennis é o fácil aprendizado: “O tempo de evolução varia de cada aluno, mas mesmo quem nunca praticou nada na vida consegue trocar bolinha e fazer os principais movimentos logo no primeiro mês. E isso se transforma no esporte da vida delas”, explica Rodrigo. É por essas e outras razões que o beach tennis está conquistando tanta gente:
1) Ajuda a emagrecer e melhora o fôlego
A aula tem uma grande variação de intensidade: geralmente, começa com um aquecimento e treino dos movimentos principais, seguido da prática com raquete e bolinha e até uma partida inteira em duplas. É uma atividade de alto gasto calórico, que acelera o metabolismo e favorece o emagrecimento. “O estímulo respiratório é muito acentuado, o que ajuda na função cardiovascular e na capacidade pulmonar, melhorando o condicionamento físico”, aponta Ricardo Eid, médico especialista em Medicina do Esporte e Exercício, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.
Veja também: 13 variações de prancha para fortalecer o abdômen
2) Fortalece o corpo inteiro
Pode não parecer, mas o beach tennis é um treino que trabalha a musculatura do corpo todo. Os membros inferiores são favorecidos pelo deslocamento na areia, que exige mais força e resistência do abdômen e das pernas. Já nos membros superiores, o fortalecimento é unilateral, o que requer atenção: “O lado dominante do atleta fica mais desenvolvido, depende se for canhoto ou destro. É indicado fazer um fortalecimento básico no outro lado para equilibrar, e pegar um pouco mais de força no braço em que a pessoa não usa a raquete”, ressalta Rodrigo.
Veja também: Como intensificar o treino de braço sem pegar mais peso
3) Favorece a interação social e a descontração
A aula de beach tennis é divertida e descontraída. Além de precisar de uma dupla para jogar, é comum formar grupos de pessoas interessadas pelo esporte, e as partidas viram grandes eventos sociais. Na cidade, muitas quadras inclusive já possuem uma estrutura que favorece os encontros. “Essa interação é o que eu mais gosto no beach tennis, a gente agrupa pessoas que estão conhecendo o esporte e vira uma situação descontraída, que faz com que elas amem a prática cada dia mais”, aponta Rodrigo.
4) Beach tennis é uma prática ao ar livre
Com a pandemia da COVID-19, praticar um esporte ao ar livre é uma vantagem enorme, já que é um ambiente com menos risco de contaminação pelo vírus. O beach tennis não provoca aglomerações, pois os jogadores ficam afastados entre si, e se torna uma opção mais segura para esse período. Esse é um dos motivos que justificam a alta da modalidade, que provocou a abertura de novas quadras em cidades pelo Brasil.
5) Estimula o trabalho em equipe
O beach tennis é praticado em duplas, o que requer muito trabalho em equipe. A vantagem é o desenvolvimento da flexibilidade mental: “Você interage com a dupla e os adversários, precisa se comunicar e rapidamente se recolocar no jogo depois de um ponto perdido”, diz Ricardo. Tudo isso ajuda em outras áreas da vida, como nas relações pessoais e até no trabalho.
6) Aumenta a concentração
A partida de beach tennis não exige tanto foco quanto o tênis de quadra, mas é preciso estar concentrado para não perder os pontos e rebater a bolinha do adversário. Ricardo explica que, para nosso cérebro, esse exercício tem uma série de vantagens: “A questão cognitiva é muito bem trabalhada no beach tennis: você tem uma melhora de atenção, concentração, reflexo e velocidade de raciocínio, tanto visual quanto motor”.
Veja também: Treino em casa: pular corda emagrece, fortalece o corpo e melhora o condicionamento
7) Tem menos impacto
Por ser praticado na areia fofa, o beach tennis oferece menos impacto, embora exija mais resistência dos músculos de membros inferiores. É um ponto positivo para proteger joelhos e articulações, que sofrem menos com dores provocadas pelo esporte. Apesar da vantagem, é recomendado fazer um fortalecimento paralelo à prática, para evitar ainda mais qualquer tipo de lesão.
8) É para todos os níveis de condicionamento
O beach tennis é um esporte totalmente inclusivo: não existem contraindicações e pode ser praticado por qualquer pessoa. “É uma atividade que abrange qualquer idade, altura, peso e até nível de habilidade. Você consegue se divertir mesmo sendo iniciante”, aponta Nina. Além disso, é uma modalidade bem completa, que substitui o treino na academia ou outra atividade física.
Veja também: O treino de caneleira da Sabrina Sato para deixar o bumbum durinho
9) Melhora a flexibilidade
Alongar membros inferiores e superiores é fundamental antes de iniciar uma partida de beach tennis. Embora os movimentos com a raquete sejam curtos, o deslocamento em quadra requer uma boa flexibilidade muscular. “No início da aula, alongar cotovelos, lombar e ombros ajuda na prevenção de lesões”, diz Rodrigo.
10) Beach tennis diminui o stress e a ansiedade
Como em qualquer outro esporte, a liberação de hormônios do bem-estar ajuda a diminuir o stress e melhora casos de depressão e ansiedade. A situação descontraída do beach tennis ajuda a potencializar essa sensação, já que une a movimentação corporal com o contexto de estar entre amigos, se divertindo. “O beach tennis tem muitos benefícios para a saúde mental, é um bom coadjuvante no tratamento dessas doenças, e inclusive para evitar o burnout”, ressalta Ricardo.
11) Eleva os níveis de vitamina D
Tomar sol aumenta a vitamina D no organismo, e praticar beach tennis é uma ótima alternativa para compensar muitas horas trabalhando fechada no escritório. “A vitamina D melhora a captação de cálcio nos ossos, entre outros benefícios”, pontua Ricardo. No entanto, é preciso tomar cuidado para não se expor em horários com maior incidência de raios solares, perto do meio-dia, e usar filtro solar para não ter queimaduras.